SES-PE dá o aval, e eleição do Sport acontece nesta sexta (9)
Membros do órgão sanitário estiveram na Ilha do Retiro nesta segunda (5)
Enfim, a eleição do Sport vai acontecer. Segundo informou o presidente da comissão eleitoral, Frederico Guilherme, membros da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambucano (SES-PE) estiveram na Ilha do Retiro, nesta segunda-feira (5), e após inspeções no local, permitiram que o pleito aconteça no formato drive-thru, como solicitado pelo clube.
"Eles aprovaram as medidas, pediram só que alguns detalhes em relação à logística dos assosciados sejam melhoradas, mas nada demais. Criamos um espaço onde ninguém vai passar por ninguém. Então, a princípio, o pleito está marcado, sim, para sexta-feira", contou o presidente da comissão eleitoral rubro-negra.
Com a aprovação do órgão sanitário, o Sport vai utilizar o amplo espaço da Ilha para que a eleição ocorra de forma segura. O clube afirmou que irá respeitar todos os protocolos para evitar a disseminação do novo coronavírus. As seções ficarão distantes umas das outras e cada local de votação terá uma entrada e uma saída específica na sede do clube, evitando aglomerações.
Em nota enviada à Folha de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco que emitiu um parecer inicial favorável para a realização da eleição do Sport. A pasta informou que, na quinta-feira (08), vai realizar nova vistoria para verificar as adequações das estruturas e do esquema para o pleito.
"Por recomendação do órgão sanitário, o Clube terá de implantar um sistema de fluxo unidirecional dos eleitores, que poderão acessar o local de votação em veículos automotivos ou mesmo a pé. A entrada e a saída devem ocorrer por portões diferentes para que não haja cruzamento de pessoas e aglomeração nos trajetos dos locais de votação", disse a SES em nota.
Ainda de acordo com o órgão, o Sport se comprometeu a implantar a sinalização de todo o trajeto para orientar os eleitores. As tendas de votação terão de respeitar um distanciamento mínimo. "Por fim, a SES-PE reforça a importância de todos os cuidados, como uso correto da máscara de proteção individual por todos que acessarem o local de votação, o uso do álcool em gel e a manutenção do distanciamento social, evitando aglomerações", completou.
A eleição do Sport teve a data alterada em três oportunidades. Inicialmente, o pleito iria acontecer em dezembro. Porém, por conta da pandemia, após reunião no Conselho Deliberativo, o pleito foi remarcado para o dia 05 de março e posteriormente para o dia 18. Com as medidas restritivas do Governo de Pernambuco na luta contra a Covid-19, o evento novamente foi atrasado.
Disputarão o cargo máximo do Executivo do Leão, para o biênio 2021/2022, os candidatos Milton Bivar, pela situação, com a chapa “Sport de Primeira”; além de outros três nomes de oposição: Delmiro Gouveia, da “Juntos pelo Sport”; Nelo Campos, da “Sport na Raça”; e Eduardo Carvalho, da “Uma Razão Para Viver”.