Avenida no Centro do Recife ganha nova faixa de pedestre e urbanismo tático
Serviço vai aumentar a faixa de pedestres e área de passeio para pessoas que circulam pelo local
A Prefeitura do Recife iniciou, nessa terça-feira (6), por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a implementação de uma área com urbanismo tático e uma nova faixa de pedestres na Avenida Nossa Senhora do Carmo, bairro de Santo Antônio, na altura da Rua do Rangel.
O projeto tem previsão de conclusão para este final de semana.
O local passará a ter a faixa de pedestres com uma largura maior que o comum, com 34 metros, e com pinturas coloridas no chão. A implantação deverá beneficiar mais de 18.400 pedestres que passam diariamente nas proximidades em direção a diversos polos comerciais da área como, por exemplo, o Mercado de São José.
“O principal objetivo neste tipo de intervenção é levar segurança aos pedestres e nós queremos levar ações como estas para os quatro cantos da cidade, fortalecendo essa modalidade de urbanismo tático”, afirmou o prefeito João Campos, que acompanhou o início do serviço na noite dessa terça-feira (6).
Ao todo, serão 259 m² a mais no alargamento de calçadas e criação de ilha para pedestres, além da criação de uma nova faixa de pedestres e o alargamento da faixa de pedestres de 16 m para 34 m, garantindo um desenho inédito na cidade.
O projeto faz uso de urbanismo tático, com pinturas coloridas no chão que servem tanto para humanizar o espaço público, como para trazer uma nova proposta de desenho nas ruas.
“Temos usado o urbanismo tático de forma que amplie as calçadas e os refúgios de pedestres para diminuir o espaço entre as travessias e também para induzir ao condutor a redução de velocidade. A sinalização é, também, um recado que se passa ao público para dizer que as ruas são das pessoas e, dessa forma, quando usamos o carro, precisamos sempre ficar alerta para proteger os pedestres”, destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
Recentemente, duas outras áreas da cidade ganharam melhorias com uma estratégia parecida: Rua Velha, no Centro, e Alto José Bonifácio, na Zona Norte do Recife.
O uso de urbanismo tático tem sido uma estratégia para redução de acidentes de trânsito no Recife. Ao todo, já são mais de 350 mil pessoas beneficiadas com as intervenções, que já somam 30 áreas no total.
De acordo com os registros da CTTU, o período de janeiro e fevereiro entre 2019 e 2020 registrou uma redução de 41% de sinistros com vítimas após as intervenções. Áreas como o Largo da Paz tiveram sete sinistros com vítimas neste período de 2019 e, no ano seguinte, duas ocorrências.
Na Avenida Cruz Cabugá, o número também caiu de 23 para 14 no mesmo período. Na Avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro sinistros com vítimas também neste período.