Mundo

EUA considera reaproximação 'diplomática' com Coreia do Norte em questões nucleares

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden tem mantido silêncio sobre suas intenções em relação a Pyongyang

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden - Brendan Smialowski/AFP

Os Estados Unidos poderiam considerar a "diplomacia" com a Coreia do Norte para sair do impasse no programa nuclear norte-coreano, informou a Casa Branca, nesta quarta-feira (7).

"Temos um objetivo claro em relação à Coreia do Norte, é a desnuclearização" da península coreana, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

“Vamos continuar aplicando sanções, é claro. Estamos consultando nossos aliados e parceiros. Estamos prontos para considerar alguma forma de diplomacia se isso levar à desnuclearização”, acrescentou.

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden tem mantido silêncio sobre suas intenções em relação a Pyongyang, citando esta revisão em andamento para desenvolver uma nova estratégia, após a tentativa de seu antecessor Donald Trump de conduzir uma diplomacia direta com o líder norte-coreano.

A política de Trump não registrou nenhum progresso na desnuclearização dessa nação isolada.

No entanto, o presidente dos EUA advertiu que os Estados Unidos retaliariam "de acordo" no caso de uma "escalada" norte-coreana depois que o lançamento do míssil de Pyongyang foi relatado no mês passado.