Exposição 'Mãe-Artista ou Artista-Mãe?' reúne trabalhos de mães artistas brasileiras
Encontros virtuais precederão mostra e discutirão sobre artes e maternidades
A divisão de tarefas sempre foi desigual, pesando mais sobre as mães brasileiras, segundo as pesquisas do IBGE nos últimos anos. O cenário não é distinto para as mulheres artistas que exercem a maternidade. A exposição permanente “Mãe-Artista ou Artista-Mãe?” busca trazer múltiplos olhares para as maternagens.
Em plena pandemia da Covid-19, 18 artistas-mães de todas as regiões brasileiras se encontraram em residência artística, onde houve acolhimento e encontros entre os meses de janeiro e abril deste ano. Esses encontros deram origem à mostra “Mãe-Artista ou Artista-Mãe?”, que vem acompanhada de três encontros virtuais desta quinta-feira ao sábado (10).
Os trabalhos em fotos, vídeos, colagens e expressões de artistas da dança, artes plásticas e visuais embarcam na discussão sobre maternidade e artes, sem dissolver uma da outra. Com idealização da artista Iara Sales, a mostra teve apoio da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e artístico de Pernambuco..
Apesar da exposição virtual acontecer somente na sábado (10), três encontros precedem os trabalhos, com a proposta de abrir debates em torno das mães-artistas. O público poderá acessar a partir das 16h, na plataforma Sympla.
Confira a programação completa:
Dia 08/04- Tema: Desromantizar a maternagem: estratégias de cuidados e diálogos através das artes. Com a participação das mães artistas Cristine Olofsson (PE), Daiana Carvalho (SP), Drica Ayub (PE), Jocarla (SP) e Luana Araújo (SP/SC). Mediação: Iara Sales (PE).
Dia 09/04 - Tema: CORPO-MÃE:transformações físicas, psíquicas e sociais. Com a participação das mães artistas Isa Flor (DF/BA), Maíra Tukui Ribeiro (BA), Milena Mariz (BA) e Rafaela Kalaffa (DF). Mediação: Janahina Cavalcante (BA).
Dia 10/04 - Tema: Cancelamento da mãe-artista: Invisibilidade x produtividade. Com a participação das mães artistas Cecília Carvalho (MG/BA), Iara Sales (PE), Jocarla (SP) e Talitha Mesquita (MG). Mediação: Rafaela Kalaffa (DF). + Lançamento da exposição “Mãe-Artista ou Artista-Mãe?” ao final da rodada de conversa.
Exposição Mãe-Artista ou Artista-Mãe?
Quando: dias 8,9 e10 de abril
Horário: 16h
Onde: Plataforma zoom
Quanto: Ingressos gratuitos no Sympla (https://www.sympla.com.br/mae-artista-ou-artista-mae-conversas-sobre-arte-e-maternagens__1174847.)