Eleições do Sport ocorrem nesta sexta (9); veja tudo sobre o pleito
Evento acontece das 8h às 18h, na sede da Ilha do Retiro, no sistema de drive-thru
Finalmente, a eleição que definirá o novo presidente do Sport para o biênio 2021/22 irá acontecer. Depois de uma última vistoria realizada na sede do clube pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o local foi liberado para receber o pleito durante o dia desta sexta-feira (9), no sistema de drive-thru. A votação ocorre das 8h às 18h, e uma série de medidas preventivas contra a Covid-19 terá que ser seguida para que o evento ocorra de forma segura.
Inicialmente, a eleição do Sport iria acontecer no dia 18 de dezembro. Porém, após reunião do Conselho Deliberativo, em 30 de novembro, ficou definido que o pleito aconteceria em março deste ano. Após medidas restritivas anunciadas pelo Governo de Pernambucano durante o mês passado, o pleito teve que ser atrasado em duas oportunidades, gerando a insatisfação de torcedores e candidatos da oposição, que chegaram a pedir que o novo chefe do Executivo fosse conhecido de forma remota. Algo descartado pela atual gestão, apegada ao estatuto do clube.
Com o desgaste acumulado entre as chapas durante às indefinições sobre o pleito, o presidente da comissão eleitoral, Frederico Guilherme, se reuniu com os quatro candidatos à presidência, na última quinta (8), para amenizar os ânimos dos envolvidos. "Nos reunimos com os candidatos, já presidi uma eleição antes e sei como é. Hoje está mais competitivo, então quando é assim o clima fica meio quente. Eleição é luta, não é passeio. Por essa razão e por causa dos adiamentos que estressaram a todos, reuni os candidatos no intuito de apaziguar os ânimos. Agora, a expectativa é que tudo aconteça de forma tranquila", contou.
Quatro chapas concorrem ao pleito. Encabeçada pelo atual presidente licenciado, Milton Bivar, a chapa “Sport de Primeira” é a inscrita pelo lado da situação. Pela oposição: Delmiro Gouveia, da “Juntos pelo Sport”; Nelo Campos, da “Sport na Raça”; e Eduardo Carvalho, da “Uma Razão Para Viver” disputam a cadeira do Executivo.
Cerca de 9.600 sócios estão aptos a participar do evento. Entretanto, como tem sido nas últimas eleições, a expectativa da comissão eleitoral é que aproximadamente três mil rubro-negros compareçam à Ilha. Podem participar da votação os sócios proprietários, beneméritos, contribuinte, subscritor, remido e patrimonial. Todos precisam ter acima de 18 anos de idade e ter, pelo menos, um ano de vínculo ao quadro social do Leão. Sócios-torcedores e dependentes não estão aptos a votar.
Vale ressaltar que serão três setores de votação (confira no infográfico abaixo) e, apesar de ser em um sistema que beneficia carros, o torcedor também poderá comparecer de moto, bicicleta ou a pé. Dezessete urnas serão espalhadas pela sede leonina, com o intuito de evitar aglomerações.