Sport

Votação na Ilha do Retiro começa e vai até as 18h; confira a movimentação e detalhes sobre o pleito

Portões foram abertos com mais de 20 minutos de atraso

Votação acontece no esquema drive-thru - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O pleito que irá definir o novo presidente do Sport para o biênio 2021/22 está em curso. Inicialmente prevista para ser iniciada às 8h desta sexta-feira (9), a eleição só começou por volta das 8h20, quando os portões da Ilha do Retiro foram abertos e a votação foi iniciada. A Folha de Pernambuco acompanha a movimentação no local em tempo real, através do @folhapeesportes.

Por causa do atraso inicial e do formato da eleição - que acontece em esquema de drive-thru -, alguns veículos chegaram a formar um congestionamento nas imediações do estádio nos momentos que precederam a abertura dos portões. Cerca de 9.600 sócios estão aptos a participar do evento. Entretanto, como tem sido nas últimas eleições, a expectativa da comissão eleitoral é que aproximadamente três mil rubro-negros compareçam à Ilha ao longo do dia. Espera-se que o resultado do pleito seja divulgado por volta das 20h.

O presidente da comissão eleitoral, Frederico Guilherme, explicou o atraso e as complicações enfrentadas nas primeiras horas de votação. "É uma experiência nova e complicada, porque a locomoção através de um carro cria dificuldades. Como essa avenida é muito movimentada, cria-se esse tipo de tumulto inicial. Mas a eleição já está ocorrendo normalmente, o importante é preservar a saúde das pessoas", afirmou.

Por volta das 8h, os primeiros candidatos ao executivo do leão começaram a chegar na sede. Delmiro Gouveia, da chapa “Juntos pelo Sport”, pregou cautela na hora do voto e uma "renovação com responsabilidade". Apesar das restrições sanitárias, que incluem orientações de distanciamento social, o candidato estava abraçado a  Marcos Cabral, postulante à vice-presidência pela mesma chapa.
 



Já Eduardo Carvalho, candidato da chapa “Uma Razão Para Viver”, fez duras críticas à organização da votação. "Esse pleito não deveria acontecer como está acontecendo, de modo a colocar em risco a saúde dos sócios e das sócias do Sport", reclamou Carvalho, direcionando as críticas à gestão atual.
 



 

Nelo Campos, da “Sport na Raça”, convocou os sócios à votação e relevou os problemas que aconteceram no início do pleito. "Houve alguns contratempos, mas é normal. É a primeira vez na história que o Sport está fazendo as eleições no esquema de drive-thru. Infelizmente tivemos um pouco de dificuldades, mas acho que faz parte, o sócio tem que ter um pouco de paciência, todo mundo sabe que as coisas no Sport são difíceis", afirmou Nelo. "Quanto mais sócios votarem, mais legítimo será o presidente eleito no final do dia".
 




Por volta das 9h, o candidato à reeleição, Milton Bivar, chegou à sede para participar da votação. Bivar - que encabeça a chapa "Sport de primeira" - mostrou otimismo em relação ao pleito e elencou os principais feitos alcançados ao longo de sua última gestão. 
 



 


Passadas pouco mais de quatro horas desde a abertura dos portões, não foram registradas grandes aglomerações ou tumultos nas imediações do estádio. Somente pequenas ocorrências, como torcedores confusos em relação ao esquema de votação, aconteceram. 

As chapas
Quatro chapas concorrem ao pleito. Encabeçada pelo atual presidente licenciado, Milton Bivar, a chapa “Sport de Primeira” é a inscrita pelo lado da situação. Pela oposição: Delmiro Gouveia, da “Juntos pelo Sport”; Nelo Campos, da “Sport na Raça”; e Eduardo Carvalho, da “Uma Razão Para Viver” disputam a cadeira do Executivo.