E-book

"Ocupação Itaú Cultural 50 – uma celebração": textos celebram nomes que integraram mostras

Em formato de e-book, projeto está disponível no site da instituição e traz, entre os homenageados, o pernambucano Alceu Valença em texto do cantor e compositor Almério

Alceu Valença, cantor e compositor pernambucano é um dos nomes celebrados no projeto - Divulgação

Está disponível no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) a publicação “Ocupação Itaú Cultural 50 – uma celebração”, que comemora a marca de 50 exposições alcançada em dezembro de 2020, da série realizada pela instituição desde 2009.  Atualmente são 51 artistas contemplados, contando com a compositora Chiquinha Gonzaga, a homenageada da vez. 

Iniciado com a Ocupação Nelson Leirner, o projeto, em formato de e-book, pretende fomentar o diálogo entre gerações de artistas e criadores que a influenciaram. Apresentado ao leitor em textos inéditos de artistas contemporâneos, o livro digital contempla todos os 50 artistas com breves dados biográficos e as datas em que as mostras aconteceram.

Entre textos escritos por admiradores da obra ou seguidores no caminho do fazer artístico, ganham destaque o do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, revisitado pelo seu conterrâneo, o também compositor e cantor Almério. A escritora Hilda Hilst ganha homenagem de Andréa Del Fuego, e a coreógrafa Angel Vianna, lembrada pela professora e pesquisadora de dança na Universidade Federal da Paraíba, Juliana Ribeiro também são destaques.

Serviço
Ocupação Itaú Cultural 50 – uma celebração
Disponível no site do Itaú Cultural