Solidariedade

Operação Pernambuco pela Prevenção entrega marmitas nas ruas do Recife

Cerca de mil quentinhas são entregues diariamente para pessoas de situação de vulnerabilidade social

Operação Pernambuco pela Prevenção entrega quentinhas nas ruas do Recife - Ed Machado/Folha de Pernambuco

A pandemia da Covid-19 tem causado apreensão em toda população. Diariamente, são milhares de mortes e contaminados, fazendo com que a preocupação aumente. Profissionais da área de saúde têm insistido nas principais formas de prevenção à contaminação pelo vírus: ficar em casa, manter a higiene e fazer uso da máscara de proteção. Porém, o que fazer com as pessoas que não têm um lar? Além da higiene, elas sofrem com a falta de alimentos. Com a redução de pessoas nas ruas, poucas doações têm chegado até elas.

Desde a última segunda-feira (13), a nova fase da Operação Pernambuco pela Prevenção, do Governo do Estado, junto à organizações da sociedade civil, está distribuindo cerca de 1 mil marmitas diariamente para pessoas em situação de rua e moradores de comunidades sob vulnerabilidade social, nas ruas do Recife. A ação vai até o dia 21 de abril.

"No momento de pandemia, de aflição, em que pessoas não têm acesso ao auxílio emergencial, é absolutamente necessário fortalecer os vínculos sociais de proteção, sobretudo sobre a segurança alimentar. A produção das quentinhas significa isso, um alento na segurança alimentar, para que possamos minimizar o impacto neste momento desafiador, que é o da pandemia da Covid-19", explicou o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides. 

Acionada pelo Governo para ajudar na distribuição das marmitas, a organização "Mãos Solidárias" está à frente da ação. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, eles já distribuíram quase 550 mil quentinhas. Agora, com a ajuda do Senac de Santo Amaro e do Sesc do Rio Mar na produção, cerca de 40 membros do movimento saem de carro pelas ruas para ajudar na entrega dos alimentos, como explica o responsável pelo "Mãos Solidárias" e coordenador do Movimento Sem Terra em Pernambuco, Paulo Mansan. 

"Quando não recebemos essa ajuda do Sesc, do Senac, produzimos diariamente com doações que recebemos, fazemos tudo no Armazém do Campo. Recebemos doações de alimentos, em dinheiro, tudo para distribuir para a população. Nosso intuito é ajudar aqueles que vivem na rua ou os que não estão cadastrados no Restaurante da Prefeitura", falou Mansan. 

Nesta fase da Operação Pernambuco pela Prevenção, as marmitas estão sendo entregues, no Recife, na Rua da Aurora, Marciel Pinheiro, Parque Treze de Maio, Viaduto da João de Barros com a Agamenon, Rua do Imperador, Comunidade do Papelão e Pracinha de Boa Viagem. Em Olinda e Jaboatão, a Praça do Carmo e o viaduto de Prazeres, também estão sendo contemplados com a ação, respectivamente. 

Representando a população de situação de vulnerabilidade das ruas do Recife, Luciano José da Silva falou sobre a importância da iniciativa para os colegas. "Está ajudando muito os irmãos a se alimentar. Muitas vezes é a única refeição do dia. Chega em uma hora difícil para quem espera uma sobra de comida na porta de um bar, pois a pandemia deixou tudo mais complicado. Sabemos o sofrimento que é para conseguir um alimento", detalhou.

Voluntários intessados em ajudar com doações ou na produção de marmitas podem entrar em contato através do Instagram @maos.solidarias.pe, pelo site campanhamaossolidarias.org ou pelo telefone 81 98182-8197.