Compesa divulga novo calendário de abastecimento para a RMR
A oferta de água será ampliada para 430 mil pessoas dos bairros do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Recife
O volume de chuva registrado na Região Metropolitana do Recife (RMR), no último fim de semana, possibilitou elevar o nível da barragem de Pirapama de 25,82% para 55,48%. Com isso, a Compesa amplia a oferta de água para 430 mil pessoas dos bairros do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Recife.
O Sistema de Pirapama, que hoje opera com uma vazão de 4.500 litros por segundo, passará para 5.000 litros por segundo. Em razão da maior vazão, a partir de segunda-feira (19), começa a valer o novo calendário de abastecimento, tendo áreas com eliminação do rodízio e outras com redução.
Jaboatão dos Guararapes, que enfrentava o rodízio mais rígido da RMR, terá mudanças. Os bairros de Piedade, Cajueiro Seco, Barra de Jangada e Cadeias, que eram abastecidos, em média, no esquema de 30 horas com e 24 horas sem água, serão beneficiados com água todos os dias. Já Muribeca sairá de 12h x 84h para 6h x 42h e parte do bairro Vila Rica, que estava um dia com x 20 dias sem, passará para um dia com x 10 sem.
Já no Cabo de Santo Agostinho, locais como Ponte dos Carvalhos, Pontezinha, Praia do Paiva, Alto do Cruzeiro e Vila Pirapama terão o rodízio eliminado, voltando a receber água todos os dias. Antes, a média era de 36 horas com água e 36 horas sem. Além disso, haverá melhorias de pressão nas redes, o que significa a chegada da água mais forte na casa das pessoas, nas localidades de Garapú, Cohab e o Distrito Industrial da PE-60.
Recife também passa a receber mais água. Os bairros de San Martin, Mangueira e Jiquiá, que eram atendidos um dia com x cinco dias sem, agora receberão água no esquema de 20h com x 28h sem. Por fim, os bairros de Ipsep, Afogados e Imbiribeira terão água nas torneiras 4,5 dias com para 12 horas sem (antes era 2,5 dias com para 12 horas sem).
Os bairros que não foram citados permanecem com o atual calendário de abastecimento.
“O acumulado das últimas chuvas permitiu uma resposta da Compesa que ampliará a oferta de água por meio do Sistema Pirapama, a partir da retirada de mais água da barragem. Vale destacar que a quadra chuvosa está apenas começando e nossa expectativa é que as chuvas deste inverno permitam, de fato, a recuperação dos principais reservatórios da RMR, e das demais regiões do Estado, para que possamos, tão logo seja viável, anunciar novas reduções de rodízio em cada vez mais regiões”, destaca a presidente da Compesa, Manuela Marinho.
Além do anúncio de Pirapama, o volume acumulado nas principais barragens da RMR permitirá à Compesa operar com maior perspectiva. “As chuvas recentes trouxeram boas perspectivas. Isso proporciona maior segurança hídrica aos nossos mananciais, garantindo, assim, o cumprimento do calendário vigente e um abastecimento contínuo e com boas pressões na rede, atendendo melhor a população”, afirma.
Mananciais
A barragem de Duas Unas, localizada em Jaboatão dos Guararapes, e que pertence ao Sistema Integrado Tapacurá, também teve um bom acúmulo de água e agora atingiu 35,43%. Por outro lado, a mesma proporção de recuperação não foi observada na barragem de Tapacurá, situada em São Lourenço da Mata, que passou de 27.43% para 29,46%.
A barragem de Várzea do Una, que fica em São Lourenço da Mata, que estava praticamente em colapso com apenas 5,84%, teve uma elevação de nível para 16,67%. Outra barragem que estava em uma fase bem crítica, Botafogo, localizada em Igarassu, está hoje com 13,81%, uma boa recuperação quando comparado com o nível do manancial anteriormente que era de 4,35%.