Camaragibe abre agendamento para vacinação contra Influenza
Estratégia é para evitar aglomerações. Com 5 mil doses do imunizante, a expectativa é atingir todo público-alvo nesta fase da campanha
O município de Camaragibe, localizado na Região Metropolitana do Recife, iniciou nesta semana a campanha de vacinação contra a Influenza, popularmente conhecida como a gripe. Diferentemente dos anos anteriores, quando os idosos eram grupos prioritários, na primeira fase da imunização deste ano o público-alvo é composto por grávidas, puérperas e crianças com idade de seis meses até 5 anos 11 meses e 29 dias. A cidade recebeu cerca de 5 mil doses da vacina, e a expectativa é de alcançar todo este grupo populacional até o dia 10 de maio, data que marca o fim da primeira etapa da campanha.
De acordo com a diretora de atenção primária de Camaragibe, Ana Perez, o intervalo necessário entre a vacina contra Covid-19 e a Influenza foi um fator decisivo para a mudança de estratégia em 2021.
“A estratégia foi iniciar por esse grupo, por não estar sendo contemplado neste momento com a vacina contra a Covid-19, considerando que as pessoas que forem vacinadas contra a Covid-19 ou Influenza, precisam ter um intervalo de 15 dias mais ou menos de uma para outra. Então, para facilitar foi iniciado por esse público alvo”, disse a diretora de atenção primária do município.
Para evitar aglomerações, o município irá seguir nesta fase da campanha com a estratégia de sistema de cadastro e chamamento das pessoas que compõem o público-alvo.
“Como esse público inicial já faz esse acompanhamento sistemático nas unidades, a gente vai conseguir atingir o público facilmente. Quando amplia para outras idades, que ficam um número muito grande de pessoas, é quando a gente começa a pensar em estratégias de vacinação em massa, que seria drive-thru e ações em condomínios”, finalizou Ana Perez.
Para realizar o agendamento da vacinação o morador da cidade deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência ou entrar em contato com os agentes de saúde da sua localidade. A pessoa que não estiver em condições de se deslocar até o local para receber a vacina deve contatar os agentes de saúde para que a equipe faça a vacinação em domicílio.
Caso a gestante não esteja sendo acompanhada pela unidade de saúde local, será necessário portar uma declaração do ginecologista para comprovar a gravidez, assim como as puérperas. No caso das crianças, é necessário um documento oficial para a comprovação de idade.
Covid-19
Em paralelo à campanha da vacinação contra a Influenza, o município de Camaragibe continua realizando a imunização contra a Covid-19. Ao todo, 13.322 pessoas já foram vacinadas. No momento, estão sendo imunizados os idosos a partir de 65 anos de idade e os profissionais de saúde da rede pública e privada, seguindo a ordem dos grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde