Cultura Pernambucana

Domingo dos Pequenos apresenta oficina de animais fantásticos do artista Gilvan Samico

Educativo do Muhne conta história do gravurista pernambucano a partir de um jogo, neste domingo (18)

Atividade feita a partir da obra - Divulgação

O Domingo dos Pequenos, ação educativa destinada ao público infantil da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Recife, chega à quarta edição de 2021 com uma conversa sobre o artista pernambucano Gilvan Samico (1928-2013).
 
Para explorar um pouco da obra do artista recifense, com a temática “Animais fantásticos de Gilvan Samico”, a Coordenação de Ações Educativas e Comunitárias preparou um jogo de Tangram, que será ensinado por meio de um vídeo tutorial, neste domingo (18), disponível no perfil do Museu do Homem do Nordeste no Instagram, via IGTV, a partir das 11h.

A história de Gilvan Samico, que foi gravurista, desenhista, pintor e professor, será contada durante a oficina para, a partir daí, ser realizada a prática artística com as crianças. 
 
Para participar da atividade lúdica, é preciso de materiais como folha A4 para impressão, papelão ou cartolina, cola, tesoura, régua e lápis. A produção e a execução da oficina educativa ficam sob responsabilidade da educadora Élida Nathália, que faz parte do Educativo do Muhne.


 
“Sabemos que nossa cultura nordestina é extremamente rica em arte, com pinturas, xilogravuras, literatura de cordel etc. Algumas das gravuras de Gilvan, por exemplo, são povoadas por animais fantásticos e míticos. Felizmente, a Fundação Joaquim Nabuco tem o prazer de se debruçar em suas belas obras e ter algumas delas como parte do acervo”, destacou a coordenadora de Ações Educativas do Muhne, Edna Silva.


Os trabalhos de Gilvan Samico, considerado por muitos críticos o maior expoente da xilogravura brasileira, trazem narrativas poéticas, envolvendo assim os leitores em suas linhas, cores e identidade. Não é à toa que o artista é um dos protagonistas da exposição “Pinacoteca – Ensaio 1”, localizada no Solar Francisco Ribeiro Pinto Guimarães, no campus Casa Forte da Fundaj. Ele, inclusive, iniciou sua trajetória na pintura como autodidata.
 
Amigo de Ariano Suassuna, Gilvan Samico foi um importante nome do Movimento Armorial, que surgiu no Brasil, na década de 1970, como uma vertente artístico-cultural de valorização das artes populares nordestinas.
 
Serviço
4ª edição do Domingo dos Pequenos
Temática: “Animais fantásticos de Gilvan Samico”
Data: 18 de abril
Plataforma: @museudohomemdonordeste no Instagram (IGTV)
Programação: oficina Tangram (jogo)