Jaboatão do Guararapes convoca idosos para segunda dose da vacina contra Covid-19
Com cerca de 10,73% do público faltoso, novo protocolo convoca jaboatonenses por ligação telefônica
Diante do considerável número de idosos que deixaram de comparecer aos pontos de vacinação para receber a segunda dose dos imunizantes contra a Covid-19, Jaboatão dos Guararapes desenvolve estratégia para convocar o público faltoso. Através de ligação telefônica, as equipes da Atenção Básica entram em contato com esses usuários para reforçar a necessidade do comparecimento para aplicação da chamada “D2”.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, uma das razões para o não comparecimento do idoso na segunda dose do imunizante, é a não disponibilidade de familiares responsáveis pelo deslocamento até o local de vacinação. “Esse tipo de estratégia é necessário porque na maioria das vezes o idoso depende de um familiar, de um cuidador, e muitas vezes na data agendada esses responsáveis estão em alguma outra atividade e perdem a data da agenda”, disse Zelma.
O público ausente soma 10,73% do todo que deveria retornar a um dos nove pontos de vacinação distribuídos no município, para receber a segunda dose do imunizante. Os dados fazem parte do último boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde. O novo protocolo estabelecido orienta as equipes vacinais a ligarem para os ausentes após algumas horas do horário agendado para o atendimento.
“Na demanda pela primeira dose todo mundo fica muito ansioso, mas quando chega na segunda há uma relaxada, e sem essa segunda dose a imunização não se completa. É fundamental essa busca ativa pelo idoso para que a gente consiga de fato imunizar o maior número de pessoas, principalmente o idoso pois é grupo de alto risco”, finalizou a secretária municipal de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que não é necessário realizar um novo agendamento no caso da impossibilidade de comparecimento na data marcada, porém salienta a importância do cumprimento da agenda para que a campanha de imunização siga avançando dentro do planejamento. Além disso, a orientação do município é para que os idosos retornem sempre ao mesmo ponto de vacinação no qual receberam a primeira dose.