Negócios

Porto de Suape recebe nova declaração para operações internacionais

O documento é importante para manter relações comerciais com portos de outros países

Complexo Portuário de Suape - Suape/Divulgação

O Complexo Industrial Portuário de Suape recebeu uma nova declaração de cumprimento de normas internacionais de segurança portuária. Isso permite que o porto pernambucano consiga manter relações comerciais essenciais com outros portos importantes no mundo. A Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) foi o órgão que concedeu a Suape essa Declaração de Cumprimento (DC) que reconhece e homologa internacionalmente o atracadouro como um porto que opera dentro das mais rígidas regras de segurança portuária, cumprindo os protocolos e normas do ISPS Code (sigla em inglês para Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias).

“É um elemento mandatório para as relações do comércio marítimo. Se não possuir esse documento o porto não conseguiria fazer exportações, importações e outras relações comerciais com portos de outros países que tenham essa declaração. É uma avaliação feita por profissionais através de um trabalho de longa adequação”, explicou Paulo Coimbra, diretor de Gestão Portuária de Suape.

Desde 2019, a Conportos e a Cesportos (comissão estadual coordenada pela Polícia Federal) realizaram diversas auditorias nas instalações físicas do porto, resultando na outorga da certificação de reconhecimento mundial com impacto positivo nas operações de exportação e importação em Suape.

O documento tem prazo de cinco anos, tendo que ser renovado após esse período. “Desde 2016 tínhamos uma declaração de forma provisória e agora temos o documento validado”, complementou Coimbra.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Geraldo Julio, a declaração é resultado de um trabalho sério, aumentando a confiança do Porto de Suape frente ao mercado internacional. "O Porto de Suape cresce com mais essa certificação, se consolidando cada vez mais como um hub do Nordeste. Além de ser referência em sustentabilidade, é referência em segurança portuária, atraindo cada vez mais negócios para o Estado”, destacou o secretário.