Espanha doará ao menos 7,5 milhões de doses de vacina anticovid para América Latina
As doses serão entregues quando a Espanha chegar à marca de 50% da população vacinada
O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou, nesta quarta-feira (21), que seu país vai doar ao menos 7,5 milhões de vacinas contra a Covid-19 em 2021 para países latino-americanos, no marco da Cúpula Ibero-americana que acontece em Andorra.
A Espanha "vai disponibilizar para América Latina e Caribe entre 5% e 10% do total de vacinas contra a Covid-19 que nosso país vai receber este ano, o que representará ao menos 7,5 milhões de doses até o final de 2021", disse Sánchez ao afirmar que "o acesso à vacina deve ser igualitário e universal".
As doses serão entregues quando a Espanha chegar "à marca de 50% da população vacinada", disse Sánchez, cujo governo tem como objetivo vacinar 70% dos 47 milhões de espanhóis até agosto.
O líder socialista explicou que as vacinas serão entregues pelo Covax, o mecanismo da Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma distribuição igualitária das vacinas.
Por sua vez, será a Organização Pan-americana da Saúde (Opas) que distribuirá "as doses de acordo com as necessidades de cada país", apontou.
Assim como outros países europeus, a Espanha sofreu atrasos na chegada das vacinas. Até o momento, 3,6 milhões de pessoas receberam as doses, 7,6% da população.
Madri mostrou sua intenção no passado de doar vacinas aos países menos favorecidos.
A Cúpula Ibero-americana realizada em Andorra, pequeno estado europeu entre Espanha e França, busca principalmente ampliar o acesso às vacinas dos países latino-americanos, em um momento em que a região é afetada por uma nova onda do coronavírus.
Devido à crise de saúde, quase todos os líderes latino-americanos participam por teleconferência.