Fotografia

Projeto ELO faz exposição com fotografias de famílias negras de Pernambuco

Com o propósito de preservar as memórias das pessoas negras e indígenas de Pernambuco, o projeto ELO está fazendo uma curadoria de fotografias de famílias do Estado

Projeto ELO resgata a memória negra - Foto: Acervo Janaína Oliveira

Nem todas as pessoas tiveram direito de acessar suas lembranças, ancestralidades e afetos dos seus familiares. Com o propósito de preservar as memórias das pessoas negras e indígenas de Pernambuco, o projeto ELO está fazendo uma curadoria de fotografias de famílias do Estado para a produção da exposição “ELO: Memórias e afetos das famílias negras de Pernambuco”, com formulário on-line, até o dia 25 de abril.

A mostra foi idealizada por Beatriz Lins e Rafael Nascimento, que são artistas, pesquisadores e estudantes de cinema e audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Inicialmente, a exposição tinha como proposta ter esse registro de famílias negras para a preservação de suas memórias com material produzido por elas, de forma física. Entretanto, a pandemia alterou o curso da história e os pesquisadores decidiram fazer uma curadoria com as pessoas que enviaram suas próprias fotografias.

“A gente queria mostrar a diversidade de famílias negras e indígenas de Pernambuco, tanto culturalmente quanto fenotipicamente. Mas, de acordo com a realidade que vivemos, decidimos trabalhar com imagens de arquivo. A gente pediu para que as pessoas enviassem suas fotos, porque seria muito bonito e também uma forma muito poética de preservar a memória dessas pessoas”, conta Beatriz Lins.

O projeto contou com o apoio da Lei Aldir Blanc para o financiamento. A previsão é que as fotos sejam publicadas no Instagram (projeto.elo.pe) no dia 28 de abril. As atualizações estão sendo realizadas lá, dando instruções a quem deseja participar. “Estamos vendo a possibilidade de compartilhar em plataformas e, dependendo de como vai ficar a pandemia, pensamos também em levar para algum espaço mais físico, com a impressão dessas fotos”, explica Rafael Nascimento.

SERVIÇO
Exposição ELO
Inscrições: até domingo (25)
Informações: https://www.instagram.com/projeto.elo.pe