Plano de Convivência com a Covid-19

Com liberação do comércio, trabalhadores voltam às praias do Recife

Barraqueiros e comerciantes de praia podem voltar ao trabalho de segunda a sexta-feira das 9h às 16h, dentro da faixa de areia, desde que obedecidos os protocolos sanitários

Praia de Boa Viagem nesta segunda-feira (26) - Ed Machado/Folha de Pernambuco

Cleiton Chaves, comerciante de caldinho na praia de Boa Viagem há sete anos, está satisfeito com o retorno ao trabalho nesta segunda-feira (26), primeiro dia de liberação do comércio nas praias de Pernambuco, dentro da nova etapa de flexibilização das medidas restritivas contra a Covid-19. “Melhor do que ficar sem fazer nada. Dá para ganhar alguma coisa”, comemora ele.

Dentro do plano de flexibilização do Governo do Estado, barraqueiros e comerciantes de praia podem voltar ao trabalho de segunda a sexta-feira das 9h às 16h, dentro da faixa de areia, desde que obedecidos os protocolos sanitários. 

Já nos fins de semana e feriados, esse tipo de comércio segue fechado, fato que para Adeildo ‘Pirata’, vendedor de cocos e bebidas em Boa Viagem, vai trazer prejuízo.

“Todo mundo sabe que o movimento pra gente é no sábado e no domingo. Durante a semana e nesse tempo, entra pouco dinheiro, a procura é baixa. Eu sigo tudo corretamente, venho de máscara e trago álcool. Sempre fiz isso”, garantiu.

Assim como Adeildo, José Carlos, vendedor de picolé, também não está satisfeito com a abertura do comércio na praia só de segunda a sexta-feira já que, segundo ele, é no final de semana que ele consegue uma renda melhor. 

“Dia de semana acontece de sair da praia com cinquenta reais no bolso. Dia de domingo eu chego a tirar trezentos reais. Tenho uma filha de cinco anos que depende dessa minha renda”, protesta.

Novo decreto
O decreto de flexibilização do Governo do Estado passou a valer nesta segunda-feira e trouxe, além da liberação do comércio de praia de segunda a sexta-feira, acesso a calçadões, ciclofaixas, parques e praças em Pernambuco, desde que sem aglomeração. A proibição de som segue com antes.

Já a realização de celebrações religiosas em igrejas e templo foram liberadas, desde que sem aglomeração, em uma hora a mais nos finais de semana e feriados, agora das 5h às 18h. De segunda a sexta-feira, segue o horário das 5h às 20h.