Paralisação

Clientes enfrentam filas e aglomeração no Recife em dia de paralisação de funcionários da Caixa

Agências permanecem abertas, mas o atendimento, com menos funcionários, é mais lento

Aglomeração em agência da CEF no Recife - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Empregados da Caixa Econômica Federal (CEF) paralisam as atividades por 24 horas nesta terça-feira (27) contra a privatização do banco.

A deliberação pela paralisação foi tomada em assembleias com votação eletrônica realizadas por sindicatos de todo o País, incluindo Pernambuco. 

Apesar da paralisação, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco informou que a categoria respeita a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para manter 60% do quadro de funcionários na atia, de forma remota ou presencial.

Na prática, as agências permanecem abertas, mas o atendimento, com menos funcionários, é mais lento. 

Clientes sem atendimentos de urgência devem evitar ir a uma agência nesta terça.

A reportagem da Rádio Folha 96,7 FM visitou a agência da CEF localizada no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, e encontrou muita fila e pouco respeito às normas de combate à Covid-19.

Apenas um cliente entra por vez na agência e precisa enfrentar uma segunda fila para finalmente conseguir atendimento.

O arrumador Cléber Lourenço, 46 anos, afirmou que chegou à agência da Caixa de Casa Amarela por volta das 6h para resolver problemas do PIS. "Não me informaram nada, sem organização nenhuma, só quando a imprensa chegou. Está um tumulto, o brasileiro sofre", reclamou.

"Muito tumulto, um aglomerado sobre o outro, é demais", continuou Cléber ao falar sobre as medidas de prevenção à Covid-19 na fila da agência.

Já a designer de unhas Milena Talyne, 28 anos, foi à unidade para resolver um problema do app Caixa Tem para a mãe. "Coisa rápida. Disseram que era para ir para fila, que está enorme. Não dá para encarar, absurdo", afirmou.

A doméstica Suely Porfírio, 54 anos, disse que os funcionários a mandaram esperar na fila. "Cheguei às 7h30 para resolver problema no Bolsa Família e nada. Sou diabética, hipertensa, tenho que comer para não cair no chão. Hoje está a mesma coisa, mandam ficar na fila", disse.

Além do ato de protesto, o sindicato da categoria marcou reuniões com empregados de dez agências do Recife e de Olinda para tratar dos assuntos do movimento.

Nota
Por meio de nota, a Caixa informou que manteve a operação normalmente no dia de hoje. "A Caixa informa que manteve o atendimento à população regularmente nesta terça-feira (27). Até 13 horas, o banco registrou cerca de 400 mil atendimentos em agências físicas, mais de 6 milhões de transações em caixas eletrônicos e 12 milhões de transações na rede lotérica. A Caixa realizou ainda o pagamento dos beneficiários do Bolsa Família com NIS final 7 e o crédito dos nascidos em outubro do Auxílio Emergencial", disse a nota do banco.