Formação

Oficina de curadoria reflete sobre a fotografia contemporânea e ativista

Laboratório 'Corpas e corpos na fotografia' está com inscrições abertas até o dia 5 de maio

Laboratório de curadoria “Corpas e corpos na fotografia” - Divulgação

Estão abertas as inscrições do laboratório de curadoria “Corpas e corpos na fotografia”, realizado pela produtora 3emeio, com incentivo do Funcultura. Os encontros, que ocorrem a partir do dia 31 de maio, serão ministrados pelas curadoras Joana D'Arc Lima e Mônica Cardim.

A oficina pretende refletir sobre a produção fotográfica contemporânea a partir da perspectiva do ativismo, visto e retraduzido pela presença dos corpos dissidentes. Serão trabalhados três eixos: “os corpos da afrodiáspora” (mapeamento imagético de artistas negras/os); “as corpas LGBTQI+” (diversidade corporal e de gênero) e “os corpos como território-natureza” (etno-ecologia e questões urbanas/territoriais). 

O laboratório é voltado para  fotógrafos com trabalhos autorais, artistas plásticos, estudantes, curadores, jornalistas, pesquisadores do campo da imagem, entre outros. Os encontros, que totalizam 30 horas, acontecerão às segundas e quartas-feiras, até 23 de junho. 

Os interessados devem se inscrever até o dia 5 de maio, através de um formulário online. A seleção vai priorizar mulheres cis e trans, negros, indígenas e pessoas com identidade não cisgênera ou ageneridade. As atividades são gratuitas.