Recife começa a vacinar profissionais da educação nesta quinta-feira (29)
Recebem a imunização trabalhadores com 40 anos ou mais que atuam em instituições públicas e privadas
Começa nesta quinta-feira (29) a vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores da educação com 40 anos ou mais que atuam no Recife. Com agendamentos abertos desde a noite de quarta-feira (28), os profissionais podem ser vacinados nos 17 pontos disponibilizados pela Prefeitura, entre salas e drive-thrus, das 7h30 às 18h30.
Poderá receber a vacina quem trabalha em instituições da educação do ensino básico (infantil, fundamental e médio) públicas da rede municipal, estadual e federal, além da rede privada. O anúncio do início da imunização para o novo grupo foi recebido pelas entidades sindicais representativas do setor como uma resposta às reivindicações que vêm sendo feitas pelas categorias desde o início da pandemia.
“Vemos essa decisão da Prefeitura do Recife como coerente. Ainda bem que o poder público foi sensível à nossa luta e esperamos que outros municípios sigam o mesmo roteiro de inclusão dos profissionais da educação entre os grupos prioritários”, aponta Wallace Melo, secretário de formação do Sindicato dos Professores do Ensino Privado de Pernambuco (Sinpro-PE).
Para Claudia Ribeiro, coordenadora Sindicato das Professoras e Professores do Recife (Simpere), a vacinação por si só não é garantia de uma volta segura às salas de aula. “Aprovamos, durante a assembleia realizada na última segunda-feira, o estado de greve. Vamos manter isso na exigência de que a volta presencial só ocorra quando Pernambuco tiver condições sanitárias. Não basta vacinar os trabalhadores se, nas comunidades ao redor das escolas, a contaminação permanecer alta”, pondera.
O início das vacinações no Recife não altera a situação dos professores da rede estadual, que estão em greve há mais de uma semana. “No momento, essa vacinação diz respeito apenas aos profissionais que atuam em apenas uma cidade. E as demais localidades? Continuamos na luta para que a imunização seja direito de todos e todas”, apontou Ivete Caetano, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), que prepara para a próxima sexta-feira uma mobilização pedindo a aceleração da vacinação em todo o Estado, com uma carreata partindo do Centro Esportivo Santos Dumont, na Zona Sul.
Liberado pelo Governo do Estado desde 26 de abril, o retorno presencial das escolas municipais dependem dos cronogramas aprovados por cada município. Segundo Fred Amâncio, secretário de educação do Recife, já existe um planejamento pronto para a cidade e a data de retomada presencial das escolas públicas municipais deve ser anunciada nos próximos dias.
Sobre o processo de vacinação, o secretário informa que estão contemplados no grupo não apenas os professores, mas todos os profissionais que trabalham em instituições de ensino, incluindo funcionários terceirizados. Ainda de acordo com Fred Amâncio, estão garantidas a primeira e a segunda dose para cerca de 14 mil pessoas.
“Esses trabalhadores serão vacinados com a AstraZeneca, cujo último lote foi recebido recentemente. Com essas remessas estão dando continuidade aos demais grupos e elas são suficientes para vacinar também os profissionais da educação”, assegurou.