Confiança industrial pernambucana em alerta
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Pernambuco se manteve estável no mês de abril, apresentando um leve crescimento de 0,8 ponto, segundo a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). Neste mês, o ICEI ficou positivo com 53,4 pontos. Na avaliação da Federação, a estabilidade do indicador se justifica pela queda brusca registrada entre fevereiro e março de 2021, em razão da imposição de medidas mais restritivas, resultando em um cenário de cautela por parte dos empresários locais.
Segundo o economista da Fiepe, Cézar Andrade, o que influenciou o índice deste mês foi o comportamento da atual conjuntura econômica. “É uma melhora, mas de estabilidade, de fevereiro para março teve queda significativa, caiu no início do ano por conta da morosidade da vacinação, que se tem uma expectativa alta, e de março para abril mantém a estabilidade, não tem crescimento. As condições atuais têm segurado a confiança do empresário, em compensação fechou acima da média, a expectativa está confiante com os meses que virão”, disse.
O indicador de condições atuais do ICEI registrou uma elevação de 0,7 ponto, mas ainda está negativo, com 46,2 pontos (abaixo dos 50 pontos). Quando comparado com o mesmo mês do último ano, o quadro se configura melhor, pois o índice registrou 10,4 pontos a mais.
Já o ICEI de abril de 2020, também registrou uma melhora, quando no período do último ano registrou 36,7 pontos - o quarto mês mais baixo desde que começou a ser calculado.
Outro fator que contribui no cálculo do ICEI é a expectativa do empresário industrial para os próximos meses, o que segundo Cézar Andrade é fator que traz esperanças, por conta da vacinação em massa contra à Covid-19. “É uma esperança com o futuro, mas medo do momento atual, depende tudo da vacinação em massa, não atuam de forma plena por conta da pandemia, horário do comércio reduzido, o primeiro fator para destravar e voltar a crescer é a vacinação em massa, para o industrial produzir na capacidade plena. Ele está estável, mas não bem, por isso estamos em alerta”, declarou o economista.
O ICEI é elaborado mensalmente pela Fiepe por meio do Núcleo de Economia, utilizando os resultados da Sondagem Industrial da CNI, que é aplicada junto a 26 estados e o Distrito Federal. O indicador é obtido a partir da ponderação entre os resultados das Condições Atuais e das Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, à empresa e ao Estado.