Dia Internacional da Dança

Videodança “Plantando o Voo”: capacidade de transmutação humana em tempos adversos

Performance da artista Elis Costa ganha lançamento nesta quinta-feira (29), Dia Internacional da Dança, com acesso gratuito no YouTube

Performance da artista Elis Costa ganha estreia nesta quinta (29), Dia Internacional da Dança - Alexandre Salomão

A capacidade humana de transfigurar, transcender e cocriar novas possibilidades de mundos é o que move a performance da artista Elis Costa no espetáculo de videodança “Plantando o Voo”, marcado para estreia nesta quinta-feira (29), Dia Internacional da Dança, em seu canal no YouTube - com link disponibilizado na bio do Instagram @eliscosta – às 19h. 

Após a exibição da videodança – que tem o incentivo da Aldir Blanc uma live pelo Zoom com a equipe de criação, para troca de experiências com o público sobre os processos que permearam o desenvolvimento da obra, integra a programação. O acesso ao bate-papo também é gratuito, com ingressos pelo Sympla. A transmissão terá acessibilidade em libras.

 

Com pelo menos 28 anos de trajetória nas artes, como artista da dança, do teatro e do audiovisual, além de pesquisadora dos Direitos Humanos, Elis iniciou o estudo em formato de performance, reverberado no espetáculo que ganha também sua assinatura na direção, dança e produção, somados aos saberes de Liana Gesteira, Alexandre Salomão, Yanna Luz, Flepa, Thiago Liberdade, Zé Diniz, Ailce Moreira e Jairzinho. 
 

Performance da artista Elis Costa ganha exibição nesta quinta-feira (29), em sue canal no YouTube    Crédito: Alexandre Salomão

Elis  foi desenhando a dramaturgia dos movimentos do corpo que antecedem o voo a partir da sua participação na performance de longa duração chamada “COVID-A: um segundo de dança por cada vida interrompida”. Na ocasião houve o encontro de 30 artistas de cinco estados brasileiros, ainda nos primeiros meses da pandemia, com transmissão via streaming.

A ação coletiva, idealizada por Valéria Vicente, trouxe d o experimento “Estudando o Voo”, atravessada por sentimentos que eclodiram ao longo do isolamento social.

Aprofundando a pesquisa e investigando outras metodologias de composição, Elis Costa reuniu uma equipe de profissionais da dança e do cinema para desenvolver performance pensada exclusivamente para a tela, com elementos do audiovisual se movendo junto com a artista.

 “Plantando o Voo” é o primeiro trabalho criativo autoral de Elis e, como a própria artista descreve, “a obra nasce de uma proposta historiográfica de si em tempos de catástrofe e de reinvenção da esperança afetiva e corporificada”. 

Sobre Elis Costa 
Artista da dança, do teatro e do audiovisual, Elis Costa é também historiadora, pesquisadora, arte-educadora e produtora cultural, além de licenciada em História (UPE) e em Artes Cênicas (UFPE), especialista em Dança pela Faculdade Angel Vianna e mestra em Direitos Humanos (UFPE). 

Como intérprete-criadora viveu parte da carreira dentro de companhias de dança do Recife, com participação em espetáculos, coreografias, performances, filmes, intervenções, vídeos, audiodanças e videodanças. 

Dançou e ministrou oficinas e cursos por Pernambuco e outros estados, além de países como Portugal, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina. 

Desde 2012 integra a equipe do coletivo Acervo RecorDança, em que atua como pesquisadora, desenvolvendo projetos de salvaguarda da memória da dança no Estado, como exposições, ações pedagógicas e educativas, publicações, documentários, grupos de estudos e podcasts. 

Também desenvolveu o projeto “O mais que Humano em Nós”, nascido e executado em tempo de isolamento social pelas mídias sociais, ocasião em que transversaliza temas da dança e dos direitos humanos em uma série de lives com convidades. 

 

Serviço
Lançamento da videodança “Plantando o Voo” da artista Elis Costa
Quinta-feira (29), às 19h, no YouTube da artista (link disponível na bio do Instagram @eliscosta)
Acesso gratuito

Conversa com a equipe de criação de “Plantando o Voo” + exibição de parte de seus desdobramentos, às 19h30 com live no Zoom – ingressos gratuitos disponíveis no Sympla, com acesso via bio no Instagram @eliscosta)