Terceira colocação no Pernambucano pode trazer vantagens ao Santa Cruz; entenda os cenários
Terceiro lugar pode garantir vaga na próxima edição da Copa do Brasil e quartas de final em casa
A vitória sobre o Retrô na última quarta-feira (28) deu fôlego e a classificação para a próxima fase do Campeonato Pernambucano ao Santa Cruz. No entanto, a última rodada - contra o Afogados no próximo domingo - ainda pode ser decisiva para a equipe coral. A terceira colocação pode render ao tricolor a vantagem de disputar as quartas de final no Arruda e uma eventual classificação à Copa do Brasil 2022, em caso de uma final entre Sport e Náutico.
Isso acontece porque o regulamento do Pernambucano prevê que as duas equipes classificadas à final garantem vagas na Copa do Brasil. Se Náutico e Sport acabarem nas duas primeiras posições e se classificarem à final do estadual, a terceira vaga na competição nacional seria do terceiro melhor colocado na primeira fase.
Com apenas uma rodada restante, somente Santa e Salgueiro podem terminar a primeira fase em terceiro, de modo que o Carcará ainda tem chances remotas de garantir a segunda colocação. Já o Afogados pode alcançar o Salgueiro no número de pontos, mas, mesmo com uma combinação de resultados favorável, não consegue alcançar o Carcará no número de vitórias (primeiro critério de desempate, seguido por saldo de gols e gols marcados).
Para terminar a primeira fase em terceiro e garantir uma vaga na Copa do Brasil num cenário em que Náutico e Sport avançam até a final, o Santa precisa vencer o Afogados no domingo (2), no Vianão, e torcer para um tropeço do Salgueiro contra o Central no Lacerdão.
Caso avance até a final, o tricolor do Arruda garante a vaga na Copa do Brasil independente da posição em que terminou a primeira fase. Uma vaga na próxima edição da Copa do Nordeste, entretanto, só virá caso a Cobra conquiste o título estadual.