Coronavírus

Jaboatão inicia vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades; veja detalhes do agendamento

Nesta primeira etapa, a previsão é vacinar 43 mil usuários

A supervisora Priscila Pereira foi a primeira pessoa a receber a dose da vacina da Pfizer em Pernambuco - Divulgação/Prefeitura de Jaboatão dos Guarara

Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta terça-feira (4), à vacinação de pessoas com comorbidades. Isso só foi possível porque o município recebeu novas doses de vacinas contra Covid-19: CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. Desta última, chegaram 4.266 doses. Com os três imunizantes, será possível proteger 43 mil residentes.

A supervisora Priscila Pereira, que é obesa, foi a primeira pessoa a receber a dose da vacina da Pfizer em Pernambuco. A aplicação ocorreu no drive-thru montado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, que  é voltado exclusivamente para pessoas com Síndrome de Down, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, gestantes e puérperas com comorbidades, e obesos mórbidos.

“Assim que fiquei sabendo, na semana passada, que pessoas com comorbidades seriam vacinadas, procurei meu médico para providenciar o laudo e fiz o agendamento no aplicativo De Olho na Consulta. Agora me sinto mais segura”, disse Priscila Pereira.

O imunizante da Pfizer requer cuidado especial, e a Secretaria de Saúde do Jaboatão optou por receber todas as doses disponíveis por ter freezer com capacidade de armazenamento entre as temperaturas de -25º e -15º. A segunda dose tem prazo de até três meses para ser aplicada.
 




 

 

Os pacientes com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise receberão a vacina na clínica CTR Renal, em Piedade. Já portadores de HIV serão vacinados no Serviço de Atenção Especializada (SAE), em Cavaleiro.

O público com as demais comorbidades listadas para essa etapa será imunizado com a vacina da AstraZeneca, nos outros oito pontos de drive-thru montados no município.

Agendamento

O agendamento deve ser feito por meio do aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site. É importante lembrar que, no ato da imunização, é preciso apresentar laudo médico indicando o tipo de comorbidade. Esse documento deve ser assinado e carimbado por um médico de qualquer umas das redes privadas ou do estado. A confirmação do formulário não é necessário para pessoas com Síndrome de Down.