Futebol

Nos pênaltis, Santa Cruz elimina Afogados e avança no Estadual

Tricolor empatou em 0x0 no tempo normal, mas eliminou o adversário nos pênaltis, por 5x4; equipe encara o Náutico na semifinal

Pipico, atacante do Santa - Rafael Melo/SCFC

Os dois primeiros atos do filme de 2019, entre Santa Cruz e Afogados, se repetiram em 2021. Encontro nas quartas de final do Campeonato Pernambucano, no Arruda, e empate no tempo normal - 1x1 no encontro há dois e 0x0, nesta quarta (5). O desfecho do enredo atual, porém, foi diferente. Se no passado foi a Coruja quem levou a melhor, desta vez o Tricolor não deixou o raio cair no mesmo lugar duas vezes. A Cobra Coral venceu por 5x4 nas penalidades e se classificou para as semifinais do Estadual. A equipe enfrentará o Náutico, na Arena de Pernambuco, no fim de semana, na disputa por uma vaga na final. O outro jogo da fase será entre Sport e Salgueiro, na Ilha do Retiro.

Chiquinho e Pipico se revezaram no primeiro tempo para ver quem chegava mais perto de balançar as redes. O meia teve duas oportunidades, em chutes de fora da área - uma das finalizações tirou tinta da trave. O atacante quase marcou em uma cabeçada dentro da área. Léo espalmou bem.

Se foi a falta de um capricho maior na pontaria que impediu o Santa de tirar o zero do placar, o mesmo não pode ser dito sobre o Afogados. Os visitantes se fecharam, com uma postura mais reativa, e praticamente não criaram lances de perigo ao gol de Jordan. 

O segundo tempo começou com Léo novamente levando a melhor no duelo particular contra Pipico. Desta vez, o centroavante tentou em chute rasteiro, espalmado pelo goleiro do Afogados. O camisa 1 também apareceu bem na finalização de Chiquinho. 

Bolívar aumentou o poder ofensivo do Santa ao acionar França, Adriano e Léo Gaúcho. De nada adiantou. O Tricolor não teve criatividade para ganhar no tempo normal. O apito final premiou a tática defensiva dos visitantes e levou a decisão para as penalidades.

Nas cobranças, Augusto César foi o único a desperdiçar o pênalti pelo Santa Cruz. No Afogados, Arez, em chute na trave, e Índio, que parou no goleiro Jordan, levaram a pior. O Tricolor respira aliviado e segue vivo no Pernambucano.

Pênaltis do Santa: Chiquinho (G), Karl (G), Augusto César (P), França (G), Léo Gaúcho (G) e Adriano (G)
Pênaltis do Afogados: Gabriel (G), Cal (G), Arez (P), Wendel (G), Jordan (G) e Índio (P)
G = Gol
P = Perdido

DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Ficha técnica

Santa Cruz 0 (5)
Jordan; Digão (Karl), William Alves, Júnior Sergipano e Eduardo; Derley, Elicarlos (Augusto César) e Chiquinho; Bustamante (Adriano), Madson (França) e Pipico (Léo Gaúcho). Técnico: Bolívar.

Afogados 0 (4)
Léo; Arlan, Gabriel Gonçalves, Heverton e Thalison (Wendel); Arêz, Dim (Lucas), Vargas (Cal Rodrigues) e Jordan; Filipe Eduardo (Índio) e Bravo (Janelson). Técnico: Sérgio China. 

Local: Arruda (Recife/PE)
Arbitragem: Michelangelo Almeida. Assistentes: Clóvis Amaral e José Romão.
Cartões amarelos: Bustamente (Santa); Filipe Eduardo, Thallison, Dim, Vargas (Afogados)