Premier League

Em prévia da final da Champions, Chelsea vence de virada e adia título do City no Inglês

Vitória do Chelsea contra o City - Martin Rickett/POOL/AFP

O Chelsea venceu o Manchester City fora de casa por 2 a 1 de virada, neste sábado (8), e adiou a conquista do título pela equipe de Pep Guardiola, a quem também enviou um sério aviso antes da final da Liga dos Campeões que as duas equipes vão disputar no dia 29 de maio em Istambul. 

O City, que teria comemorado o título em caso de vitória nesta 35ª rodada, saiu na frente por meio de Raheem Sterling, pouco antes do intervalo (44), mas no segundo tempo os 'Blues' viraram com gols do marroquino Hakim Ziyech (63) e do zagueiro espanhol Marcos Alonso (90+2).

"Perdemos nossa chance no último minuto do primeiro tempo no pênalti, mas estávamos em uma boa posição", disse o técnico do City, Pep Guardiola, à Sky Sports. "Sofremos um gol, sofremos 15 minutos, depois reagimos bem, mas no final eles marcaram", lamentou.

O time da casa poderia ter chegado ao intervalo com uma vantagem maior, mas o argentino Sergio Agüero cobrou um pênalti com uma 'cavadinha' e o goleiro francês do Chelsea Edouard Mendy teve pouca dificuldade para defender (45+3). 

Por outro lado a equipe comandada por Thomas Tuchel marcou mais três gols, dois do alemão Timo Werner (32 e 79) e outro de Callum Hudson-Odoi (81), todos anulados por impedimento. 

A partida chegou empatada à reta final, depois que Sterling desviou para o fundo da rede um cruzamento do brasileiro Gabriel Jesus e Ziyech empatou com um chute de pé esquerdo após roubar a bola de 'Rodri' no meio de campo.

Marcos Alonso, que com Tuchel tem recuperado o destaque que havia perdido quando era comandado por Frank Lampard ficando no banco de reservas no primeiro turno, fez o gol da virada do time londrino ao desviar um cruzamento da direita de Werner. 

"Se eles tivessem marcado o gol de pênalti, talvez tudo acabasse antes de começar (o segundo tempo). Com 2 a 0 você não tem chance de virar", disse Tuchel após o jogo.

"Fiquei impressionado com a reação e o desempenho no segundo tempo. Se você quer roubar os três pontos aqui depois de estar em desvantagem, você precisa de um pouco de sorte, decisões do árbitro", acrescentou.

O time de Guardiola ainda pode ser campeão se o Manchester United, segundo colocado a 13 pontos, não vencer o Aston Villa (11º), em Birmingham, neste domingo.

O City, que só perdeu seis jogos nesta temporada contando todas as competições, foi derrotado em dois duelos contra o Chelsea (que também venceu nas semifinais da Copa da Inglaterra), o que diminui o suposto favoritismo da equipe de Guardiola na final da Champions. 

Mas a vitória também é muito importante para o Chelsea na luta para terminar no G4 e se classificar para a próxima Liga dos Campeões. 

Com estes três pontos, o Chelsea soma 64, ficando a três do Manchester United, e ultrapassa o Leicester (agora 4º com 63 pontos após a derrota na sexta-feira para o Newcastle). Além disso, os 'Blues' se afastam do West Ham (5º com 58), que neste domingo vai receber o Everton (8º).

Leeds volta a vencer um gigante
Mais cedo o Tottenham (6º) se complicou seriamente em sua luta para disputar a próxima Liga dos Campeões ao perder por 3 a 1 para o Leeds (9º), em Elland Road. 

Os Spurs ocupam o sexto lugar, com 56 pontos, sete a menos que o Leicester (4º).

O Leeds do técnico argentino Marcelo Bielsa, de volta à Premier League nesta temporada, mais uma vez mostrou sua força diante dos gigantes (não perdeu nos últimos cinco jogos contra Chelsea, City, Liverpool, Manchester United e Tottenham, nos últimos dois meses). 

O time do norte da Inglaterra abriu o placar com Stuart Dallas (13), após uma primeira defesa do goleiro Hugo Llloris. Depois, o Tottenham empatou por meio do coreano Son Heung-Min (25). 

Mas antes do intervalo Patrick Bamford (42) colocou seu time na frente e na reta final Rodrigo (84) garantiu a vitória do Leeds, com um chute seco de dentro da área.

Em outro jogo deste sábado o Crystal Palace (13º) venceu o já rebaixado e lanterna Sheffield United fora de casa por 2 a 0.