Globo Filmes coproduzirá documentários sobre cacique Raoni e disco de Belchior
Ainda sem data de estreia, filmes também contam com produção da GloboNews e Canal Brasil
A Globo Filmes anunciou, nesta segunda-feira (10), duas novas coproduções envolvendo ainda os canais GloboNews e Canal Brasil. São dois documentários, ainda sem previsão de estreia, sobre dois importantes símbolos nacionais.
“Alucinação” terá como tema o disco homônimo do cantor e compositor Belchior, lançado em 1976. A partir das músicas do álbum, o filme fará um mergulho na geração que viveu intensamente os anos 1970. Coproduzido com a Inquietute, o longa-metragem será escrito e dirigido por Renato Terra, com codireção de Marcos Caetano e Leo Caetano.
“Uma extensa pesquisa de imagens de acontecimentos históricos, registros familiares e arquivos que registrem a memória coletiva será realizada. As imagens serão costuradas com as canções de Belchior para potencializar lembranças, sensações e sonhos de uma geração que desejou 'amar e mudar as coisas'”, afirma o comunicado da Globo Filmes.
Outro projeto em desenvolvimento pela produtora será sobre o cacique Raoni Metuktire. Com direção e roteiro de Jean-Pierre Dutilleux e Alexandre Bouchet, “Raoni” acompanha a jornada do líder indígena brasileiro da etnia caiapó, conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas.
O diretor belga Jean-Pierre Dutilleux revisita o mesmo personagem do seu longa que, há mais de 40 anos, chegou a ser indicado ao Oscar de melhor documentário. Lançada em 1978, a obra original teve Marlon Brando como narrador em inglês e Paulo César Peréio na versão em português.
No novo projeto coproduzido pela Indiana Produções, Raoni realiza uma viagem de barco dentro do Parque Indígena do Xingu. Ao longo da jornada, apresenta suas lembranças, de seus ancestrais, memórias de seus primeiros contatos com os brancos, sua visão de mundo e sua cultura, da criação do Parque e da luta por sua preservação, constantemente ameaçada.