Ademara Barros, Magiluth e cias O Poste e Biruta estão na última temporada do "Encruzilhada NE"
Participantes pernambucanos estão nas duas últimas semanas da programação virtual "Cena Agora", dedicada à temática "Encruzilhada Nordeste"
As semanas derradeiras do Palco Virtual (teatro) do Itaú Cultural - que dá recorte ao “Encruzilhada Nordeste(s): (contra)narrativas poéticas dentro do Cena Agora”, recebe de 20 a 23 e de 27 a 30 deste mês de maio, sempre de quinta-feira a domingo, os pernambucanos do Magiluth, O Poste Soluções Luminosas, Cia Biruta, além da atriz e jornalista Ademara Barros, que abre a semana com a mesa “Mídia e a (des)construção do imaginário NORDESTE”.
Na ocasião, Ademara Barros - conhecida na internet por vídeos de humor ironizando e criticando comportamentos machistas, xenofóbicos e racistas - e a baiana Val Benvindo, mulher preta, vodunsi, jornalista, produtora, apresentadora e consultora em diversidade racial, se encontram sob mediação de Aninha de Fátima Sousa, gerente do Núcleo de Comunicação do Itaú Cultural.
Pelo menos 14 artistas/grupos de diferentes estados brasileiros integram a programação, com abordagens em cenas de no máximo 15 minutos – que antecedem as conversas nos encontros - de construções estereotipadas ou colonizadas sobre a região.
Programação
Além dos artistas pernambucanos, participam deste último recorte os grupos Canteiro Teresina (PI), Grupo Ninho de Teatro (CE), Teatro dos Novos (BA), Coletiva Teatral Es Tetetas (AC), Pandêmica Coletivo Temporário de Criação (RJ), os artistas Zé Wendell (PB), Jéssica Teixeira (CE),Silvero Pereira (CE), Maicyra Leão (SE) e as companhias Pão Doce de Teatro (RN) e Fiasco (RO).
Até o fim da programação - que pode ser acessada neste link - terão passado pelo Palco Virtual 28 grupos ou artistas teatrais do Nordeste, assim como do Norte e Sudeste.
Integralmente online e gratuita, “Cena Agora” acontece de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, pela plataforma Zoom. Os ingressos devem ser reservados via Sympla.
O grupo pernambucano Magiluth traz “O Mundo Quase Acabou”. Na cena, os poucos humanos que sobraram sabem muito pouco a respeito do passado e do que resta do mundo.
Assim, buscam montar um quebra-cabeça sociológico por meio de achados “arqueológicos”. O diretor Jorge Alencar e o ator Neto Machado, da Bahia, fazem a medição do papo após as exibições.
Já “LONGUSU XENUNPRE DUDU NORDESTINAPE”, experimento cênico híbrido, expõe os integrantes de O Poste Soluções Luminosas neste sábado (22). A diretora teatral e dramaturga baiana Onisajé faz a mediação da conversa com os artistas, que conta ainda com Fractais, do Grupo Ninho de Teatro, do Ceará.
E a Cia Biruta chega com “Notícias do Dilúvio – Um Canto a Canudos”, No domingo (30). Após apresentação acontece um bate-papo com o elenco, com mediação de Francys Madson.
Serviço
Cena Agora – Encruzilhada Nordeste(s): (contra)narrativas poéticas
Semana 3:
De 20 a 22 de maio (quinta-feira a sábado), às 20h
Dia 23 de maio (domingo), sempre às 19h
Semana 4:
De 27 a 29 de maio (quinta-feira a sábado), às 20h
Dia 30 de maio (domingo), sempre às 19h
Acesso gratuito, com ingressos no Sympla