Sertão do Araripe ganha primeiros leitos de UTI neonatal
Estrutura funcionará no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina
Entrarão em funcionamento, ao longo desta semana, os primeiros leitos de UTI neonatal do Sertão do Araripe, no Interior de Pernambuco.
Dez leitos de terapia intensiva exclusivos para recém-nascidos estão sendo habilitados no Hospital e Maternidade Santa Maria, na cidade de Araripina. A unidade filantrópica é conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região.
A estrutura é equipada com incubadoras, monitores cardíacos, respiratórios e oxímetros e oferecerá assistência aos bebês da IV macrorregião de Saúde, que contempla as VII, VIII e IX Geres, com sedes em Salgueiro, Petrolina e Ouricuri, respectivamente.
"Estamos felizes em poder comemorar a abertura desses leitos no Sertão do Araripe, que chegam para beneficiar toda a macrorregião de Saúde. Antes, precisaríamos realizar a transferência de pacientes graves para unidades mais distantes. A partir de agora, teremos como oferecer um atendimento mais rápido e próximo às famílias", comemorou Irmã Fátima Alencar, diretora do Instituto Social das Medianeiras da Paz (ISMEP), entidade que gerencia a unidade hospitalar.
Atualmente, o Hospital e Maternidade Santa Maria possui 246 leitos, sendo 120 voltados para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Graves (Srag) - 60 de UTI e outros 60 de enfermaria.