Ao menos 75% dos residentes da Vila Olímpica de Tóquio serão vacinados, afirma presidente do COI
A apenas 10 semanas do início das Olimpíadas, a maioria dos japoneses defende o adiamento ou cancelamento do evento, segundo as pesquisas
Ao menos 75% dos atletas e dos integrantes das delegações dos países que ficarão hospedados na Vila Olímpica serão vacinados antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 23 de julho, afirmou nesta quarta-feira o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.
"Neste momento, 75% dos residentes da Vila Olímpica já estão vacinados ou têm assegurada a vacinação antes dos Jogos Olímpicos", disse Thomas Bach em uma videoconferência com o comitê organizador de Tóquio-2020.
"Temos boas razões para acreditar que o número vai superar 80%", completou.
Bach também indicou que o COI deseja incorporar profissionais de saúde adicionais aos Jogos, ante a polêmica provocada no Japão sobre a possibilidade do evento representar uma pressão adicional sobre o sistema sanitário japonês, já muito saturado pela pandemia.
"O COI propôs ao comitê organizador contar com profissionais médicos adicionais como parte das delegações dos comitês olímpicos nacionais", explicou.
Estes profissionais representariam um "reforço nas operações médicas e para que as medidas contra a covid-19 se apliquem de forma estrita na Vila Olímpica e nos atos dos Jogos", destacou.
Mas ele não apresentou detalhes sobre quantas pessoas poderiam integrar o dispositivo.
A presidente do comitê organizador de Tóquio-2020, Seiko Hashimoto, afirmou que o evento aceitaria e a proposta e destacou que a vacinação dos participantes "seria de grande ajuda para que os Jogos sejam seguros".
A apenas 10 semanas do início das Olimpíadas, a maioria dos japoneses defende o adiamento ou cancelamento do evento, segundo as pesquisas.
O Japão enfrenta uma nova onda de contágios de covid-19 e a campanha de vacinação é muito criticada por sua lentidão.
Mas os organizadores garantem que o evento será seguro graças às rígidas medidas de segurança adotadas, como por exemplo que os Jogos aconteçam sem a presença de torcedores procedentes do exterior.