'Me sinto bem com você': filme com Manu Gavassi estreia no Amazon Prime
Dirigido por Matheus Souza, longa-metragem abordas as relações humanas em tempos de isolamento social
Desde “Apenas o fim” (2008), o diretor brasiliense Matheus Souza tem se dedicado a filmes que falam sobre jovens adultos e seus relacionamentos complicados. “Me sinto bem com você” não foge à regra, mas tem na pandemia um pano de fundo determinante. Com a atriz e cantora Manu Gavassi no elenco, o longa-metragem estreia no Amazon Prime Video nesta quinta-feira (20).
O filme conta cinco diferentes histórias de relações humanas em meio à quarentena. Como não poderia deixar de ser em tempos de isolamento social, as interações ocorrem entre videochamadas, mensagens de texto e áudios de Whatsapp. Segundo o diretor, a obra levou pouco mais de um mês para ficar pronta.
“Em 2020, nos primeiros meses da pandemia, o audiovisual havia paralisado. A forma que encarei isso foi escrevendo. O roteiro foi tomando forma e eu acabei mostrando para alguns amigos, incluindo a Manu. Todos se identificaram e ficaram colocando pilha para produzirmos de alguma forma”, relembra o cineasta.
Matheus e Manu interpretam ex-namorados que, pela primeira vez após o término, passam a se comunicar. O mosaico de histórias traz ainda duas jovens que acabaram de se apaixonar lidando com a distância; irmãs tentando redescobrir a importância da família; ficantes explorando meios de sobreviver à ausência do toque; e um casal que já não aguenta a convivência 24 horas por dia.
“Esse é um filme sobre acolhimento, escuta e o valor de ter uma companhia no meio do caos. Mesmo o contato sendo virtual, as conexões são reais e isso é o mais importante. Numa era em que o individualismo é um dos principais vilões da sociedade, a solução é o coletivo”, defende.
Um trabalho de parcerias
Segundo o diretor, a relação de amizade mantida com todos os envolvidos no longa foi fundamental para ajudar a superar as dificuldades de realizar uma produção audiovisual durante a pandemia. “As filmagens ocorreram com pouquíssimas pessoas, todas testadas e com proteção. Claro que foi estranho, mas estar perto de pessoas com as quais tenho uma ligação torna tudo mais agradável”, diz.
Parte do elenco também foi convidada para colaborar com o roteiro. “As contribuições da Manu, da Amanda Benevides e da Gabz me ajudaram a conseguir extrapolar as minhas vivências, mostrar outros olhares e, ao mesmo tempo, manter o mesmo grau de sinceridade e identificação alcançado nos meus outros filmes”, aponta. Também estão em cena os atores Richard Abelha, Thuany Parente, Clarissa Müller, Isabella Moreira, Victor Lamoglia, Thati Lopes e Priscilla Rozenbaum.
Além de atuar e colaborar com o roteiro, Manu Gavassi ainda assina como uma das produtoras associadas do longa. Trabalhar com a participante do “BBB 20” era um desejo que Matheus cultivava há tempos, mas que só se tornou possível graças a uma brecha nas agendas de ambos.
“Além de uma amiga querida, ela é uma das pessoas mais talentosas que eu conheço. Gosto muito de trabalhar com atores que também são autores e gostam de contar histórias. Fiquei fascinado pela escrita da Manu, que me lembra algumas das minhas roteiristas preferidas, com um tipo de humor que eu amo. Quero muito ver filmes e séries escritas e dirigidas por ela”, elogia.