URBANISMO TÁTICO

Estrada dos Remédios, no Recife, ganha faixa maior para pedestres

Esta é a segunda área com urbanismo tático no bairro de Afogados.

Urbanismo tático na Estrada dos Remédios, em Afogados - Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife entregou, nesta sexta-feira, mais um espaço de urbanismo tático, desta vez na Estrada dos Remédios, no bairro de Afogados, Zona Oeste da cidade. O espaço tem o objetivo de promover mais segurança para os pedestres que passam pelo local.

A implantação foi feita pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). 

O projeto consiste na implantação de duas novas travessias, além da expansão da calçada e ordenamento dos estacionamentos. Ao todo, são cerca de 300 m² a mais para quem anda a pé.

O uso desse recurso, tem contribuído para reduzir em mais de 41% os sinistros de trânsito segundo a CTTU. 

Esta é a segunda área com urbanismo tático no bairro de Afogados. A primeira foi no entorno do Largo da Paz e garantiu uma redução de mais de 70% dos sinistros de trânsito no local.

O bairro recebeu as intervenções porque, segundo dados do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat), entre 2017 e 2019, estava entre os cinco com mais acidentes de trânsito no Recife.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destacou que a segurança viária passa, também, pela democratização do espaço público. “O urbanismo tático tem o objetivo de garantir mais segurança ao pedestre e à população local. Teve alargamento de calçada, novas faixas de pedestre para oferecer maior segurança na travessia. É uma área onde as calçadas eram estreitas, estacionamentos irregulares”, disse.