Saúde

'Parem de beijar aves', pedem autoridades de saúde dos EUA por aumento de casos de salmonela

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, 163 casos foram registrados desde meados de fevereiro, e 34 deles precisaram de internação

Animais, como galinhas e patos, podem ser portadores de salmonela, uma bactéria que pode causar diarreia, febre e vômitos - Chip Somodevilla / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Diante de um repique nos casos de salmonela nos Estados Unidos, as autoridades de saúde emitiram uma recomendação curiosa: pediram aos cidadãos que parassem de beijar suas galinhas e outras aves.

“Não beijem ou abracem as aves domésticas e não comam ou bebam perto delas”, advertiu o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a principal agência federal de saúde pública do país.

De acordo com o CDC, um aumento no número de casos de salmonelose está parcialmente relacionado a esse comportamento: 163 casos foram registrados desde meados de fevereiro, e 34 deles precisaram de internação.

“Entrevistas com pessoas doentes mostraram que o contato com aves de criação foi provavelmente a origem da epidemia”, acrescentou.

Mesmo que pareçam limpos, esses tipos de animais, como galinhas e patos, podem ser portadores de salmonela, uma bactéria que pode causar diarreia, febre e vômitos, alertou o CDC.

As autoridades também recomendaram lavar bem as mãos após o contato com aves e desencorajar as crianças de brincarem com elas.

As infecções geralmente são causadas pela ingestão de ovos ou laticínios contaminados. Milhões de casos são relatados a cada ano, embora raramente sejam fatais.