Museu

Exposição da Fundaj em Museu do Paraná segue da até setembro

"Educação Pela Pedra" reflete poema homônimo do poeta e diplomata João Cabral de Melo Neto

Mostra - Divulgação/Fundaj

"Educação Pela Pedra", mostra produzida pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) – segue em cartaz no Museu Paranaense até o próximo mês de setembro. Com curadoria de Moacir dos Anjos, a exposição teve sua estreia no Sul do País no último dia 8 de maio e ganhará mais dias para visitação. 

A prorrogação da mostra – inicialmente marcada para estreia em janeiro e encerramento da temporada em abril - foi justificada pelo “grande interesse do público paranaense pela mostra e a possibilidade de que seja fruída por um número maior de visitantes", explicou o diretor da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), da Fundaj, Mario Helio. 

 

Com eixo temático no centenário de nascimento do poeta e diplomata João Cabral de Melo Neto, as obras investigam os afetos canalizados pelos versos do poema que dá nome à mostra, escritos em 1966. 

Participam da exposição artistas como Oriana Duarte, Marcelo Moscheta, Jonathas de Andrade, Jimmie Durham, Cinthia Marcelle, Traplev e Agrippina Manhattan. 

As obras reunidas no espaço expositivo do MUPA, Centro Histórico da capital paranaense, têm ou não a pedra como referência direta, mas de alguma forma remetem às lições do poema de João Cabral: resistência, concretude, concisão e impessoalidade. 

São audiovisuais, instalações e fotografias que desafiam o espectador na capacidade de articular a arte com a sua própria bagagem e aspirações.