CRÍTICA

Guedes é um lastimável animador de mercado, diz Mandetta

Segundo o ex-ministro da Saúde, Guedes perdeu o "timing"

Ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta respondeu, nesta segunda-feira (24), às críticas do ministro da Economia, Paulo Guedes. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Guedes afirmou que Mandetta "nunca falou em segunda onda, jamais falou em vacina, nunca falou em testagem em massa".

Ministro da Saúde de 1º de janeiro de 2019 a 16 de abril de 2020, Mandetta afirmou que "Paulo Guedes é o responsável por não gerir a economia sincronizado com a saúde".

Segundo Mandetta, Guedes perdeu o "timing". "Durante meu período na saúde, [Guedes] criou o falso dilema que entre saúde e economia, ficava com economia. Burro."



Ainda segundo Mandetta, Guedes sabotou seu sucessor, o ex-ministro Nelson Teich. Segundo Mandetta, Teich foi indicação do próprio Guedes.

Mandetta disse ainda que Guedes definiu o auxílio de R$ 600 e explodiu o déficit "por não escutar".

"Perdeu toda sua equipe. Depois deixou quatro meses sem auxílio e assistiu Pazuello [Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde] fazendo nada. E fez nada junto. Sentou em cima da vacina e jogou fora o ano econômico. Agora perde cada vez mais a credibilidade ao querer ensinar ao Congresso o que fazer com o pesadelo que ele mesmo criou. Não entrega nada. É apenas um lastimável animador de mercado", afirmou Mandetta.