Teatro

Grupo Mão Molenga promove debate sobre acessibilidade nas artes cênicas

Antes do bate-papo, coletivo apresenta experimento virtual fruto de uma pesquisa sobre a visualidade na cena

Grupo Mão Molenga - Rogério Alves/Divulgação

Acessibilidade para pessoas surdas nas artes cênicas é o tema de um encontro virtual promovido pelo grupo pernambucano Mão Molenga Teatro de Bonecos. O bate-papo ocorre nesta quinta-feira (26), às 16h, através da plataforma Zoom, com tradução simultânea em libras.

Participam do Marcondes Lima, Fábio Caio, Carla Denise e Fátima Caio. Os quatro artistas integram o coletivo, que em 2021 completa 35 anos de existência. O evento on-line marca o encerramento do projeto “Ideias Mágicas”, realizado com incentivo do Funcultura. 

Durante o processo, os artistas buscaram aprofundar seus estudos sobre a visualidade da cena, o corpo do ator-manipulador de bonecos e a diversificação de formas de expressão para um grupo de teatro de formas animadas. Uma das atividades foi uma oficina com o mágico Rapha Santacruz, visando ampliar o repertório do grupo com técnicas que possibilitem a utilização do ilusionismo nos espetáculos.

A apresentação do primeiro experimento visual fruto da nova pesquisa foi realizada no ano passado, em 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, para alunos de escolas da rede municipal do Recife. O vídeo será novamente exibido, antes do debate de hoje. 

Produção audiovisual 

O experimento foi construído em meio à pandemia, através de reuniões virtuais, que incluíram a atriz convidada Kyara Muniz. O coletivo construiu um boneco de 1,40 metros de altura, confeccionado a partir de papel para plotter (resíduo da indústria têxtil utilizado para fazer moldes), espuma e isopor. 

Embora tenha feições que se assemelham às humanas, o personagem foi desenhado sem uma boca.Uma das informações colhidas pelo grupo durante a pesquisa é de que bonecos que entram em cena fazendo o movimento de bater a boca geram um incômodo no público surdo. Segundo os artistas, esse tipo de gesto nos fantoches causa ansiedade pela busca do entendimento através da leitura labial. 

Serviço:

Mão Molenga debate acessibilidade para surdos no teatro
Quando: Nesta quarta-feira (26), às 16h
Onde: Zoom
Link: https://bit.ly/3on37mu
Meeting ID: 824 1302 6418 | Passcode: 409100
Informações: @maomolengateatrodebonecos