Secretaria de Estadual Educação anuncia programa para combater o consumo de álcool na adolescência
Ao todo, 120 escolas serão contempladas pelo programa que pretende atingir cerca de 12 mil estudantes e irá formar 80 educadores sobre o tema
Pernambuco anuncia a expansão do Programa Fala Sério, iniciativa que visa usar as apresentações teatrais para alertar os estudantes da rede estadual sobre a ingestão de bebidas alcoólicas e os riscos atrelados ao consumo na adolescência.
Ao todo, 120 escolas serão contempladas pela iniciativa que pretende atingir cerca de 12 mil estudantes e irá formar 80 educadores sobre o tema. O programa Fala Sério encena uma peça de teatro virtual que aborda o cotidiano de três adolescentes que vão se envolvendo com o consumo de bebida alcoólica e as consequências causadas por ela.
De acordo com a superintendente pedagógica da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), Mariângela Berardinelli, essa proposta de trabalho vai contribuir para a conscientização e formação para a vida dos jovens. “Levar essa temática fazendo uso das linguagens artísticas provocando discussões e reflexões é essencial”, disse.
Paralelamente, foi estruturada uma disciplina eletiva "Educação para Boas Escolhas" de 40 horas semanais envolvendo a formação e acompanhamento dos professores que vão tratar do assunto com mais profundidade. O projeto é uma parceria da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco com o Instituto Diageo e o Instituto Aliança.
“O projeto contempla exatamente todo o viés que a gente acredita do fortalecimento dessas discussões enquanto temática extremamente presente na vida de meninos e meninas em todo o Estado. Pretendemos fazer com que esse projeto chegue em todas as escolas da Rede Estadual com o passar dos anos”, finalizou Mariângela Berardinelli.
No Brasil, lançado em 2019 no Ceará, o “Fala Sério” já impactou mais de 100 mil alunos em dois anos.“O projeto nasceu para ter escala. Mesmo com a pandemia, nós rapidamente criamos uma versão online que nos permitiu continuar apoiando as escolas e os alunos”, afirma Gregorio Gutiérrez, presidente da Diageo PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil), em live realizada em redes sociais para anunciar a parceria.
Ainda de acordo com o presidente da Diageo, os resultados mostram o forte impacto do projeto. 82% dos alunos reportaram mudança de atitude e 92% dizem que entendem melhor os perigos do álcool depois do projeto.
Para a diretora do Instituto Aliança, Adenil Vieira, com a diferente forma de linguagem, o programa permite novas formas de conhecimento. “O Fala Sério traz o teatro para dentro da escola e de outros espaços educativos e permite o contato com outras linguagens vibrantes gerando outras formas de produção, de conhecimento e de novos significados”, disse.