Campeonato Brasileiro

Em momento de ajustes, Sport estreia diante do Internacional, no Beira-Rio

Primeiro capítulo rubro-negro na Série A 2021 já vem com a dificuldade de enfrentar um dos favoritos ao título, fora de casa

Umberto Louzer, técnico do Sport - Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Após três meses, o Sport reencontra a Série A do Campeonato Brasileiro. Com novo treinador e um elenco modificado, o Leão da Ilha chega para a estreia em processo de mudança, mas consciente do que pode alcançar na competição. A estreia, de cara, traz um adversário dos mais complicados: o Internacional, vice-campeão de 2020 e favorito ao título. A partida será realizada neste domingo (30), às 20h30, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O peso do adversário pode até assustar, como na temporada 2020. Mas, no mesmo palco, o Leão conseguiu arrancar os três pontos, que foram fundamentais para a permanência do clube na primeira divisão. 

O confronto da primeira rodada marca a estreia dos dois treinadores na Série A. O espanhol Miguel Ángel Ramírez chegou ao Inter logo após o Brasileirão 2020, oriundo do Independiente Del Valle, do Equador, e faz a primeira passagem pelo futebol brasileiro. Já Umberto Louzer chegou ao Sport em abril, durante o Estadual, após ser campeão da Série B pela Chapecoense e jamais ter dirigido um clube na Série A.

O treinador rubro-negro, inclusive, lembrou da vitória leonina em Porto Alegre na última temporada, mas sabe que o momento é diferente e outros aspectos vão influenciar no resultado da partida. 

“O cenário é diferente. O Inter, naquela oportunidade, lutava para se aproximar do título e alguns atletas que participaram daquela partida não estão mais conosco. Independente da situação, é um confronto sempre difícil, então cabe a nós nos prepararmos bem para buscar um bom jogo”, afirmou. 

Em 2020, sob comando do treinador Jair Ventura, o Sport adotava uma postura mais defensiva, com poucos momentos ofensivos. Agora com Umberto Louzer à beira do campo, o Leão da Ilha deverá se apresentar de forma mais intensa e mais disposto no ataque. As mudanças no elenco rubro-negro foram, em especial, no setor ofensivo. 

Se em 2020, o clube vivia uma escassez de atacantes, 2021 tratou de rechear a posição. São três centroavantes (André, Mikael e Tréllez) e seis pontas (Everaldo, Neílton, Maxwell, Toró, Leandro Barcia, Marquinhos e Paulinho Moccelin). 

Para a partida deste domingo, o treinador Umberto Louzer não terá mais a zaga titular à disposição. Isso porque Iago Maidana ficará fora por duas semanas, por dores musculares, além da saída de Adryelson, que segue para o Al-Wasl, dos Emirados Árabes. Na parte ofensiva, a partida pode marcar a reestreia do atacante André com a camisa rubro-negra. Liberado pelo Departamento Médico após avaliações, o camisa 90 viajou com o elenco e estará à disposição do treinador. O ponta Everaldo segue em observação, após deixar o campo sentindo o joelho, nos minutos iniciais da decisão do Pernambucano e só deve ficar à disposição na próxima rodada, assim como Neílton, que sofreu uma pequena entorse no tornozelo direito ao longo da semana.  

Internacional

A equipe colorada vê a partida de estreia no Brasileirão como uma boa oportunidade de afastar as críticas, que chegaram especialmente após a campanha na fase de grupos da Libertadores. Mesmo com o primeiro lugar no grupo B, a torcida não tem se convencido das qualidades da equipe em 2021. O vice no Gaúchão fez com que as críticas aumentassem em torno do treinador Miguel Ángel Ramírez. 

Entretanto, os objetivos da equipe para 2021 estão centralizados no Campeonato Brasileiro. Após bater na trave em 2020, sob comando de Eduardo Coudet e Abel Braga, o Inter espera fazer uma campanha ao mesmo nível neste ano, figurando entre os primeiros colocados desde o princípio, para buscar o título e começar com uma vitória é fundamental. 

Ficha técnica

Internacional
Marcelo Lomba; Saravia, Cuesta, Lucas Ribeiro, Moisés; Edenílson, Rodrigo Dourado, Taison, Carlos Palacios; Thiago Galhardo, Yuri Alberto. Técnico: Miguel Ángel Ramírez. 

Sport
Maílson; Patric, Rafael Thyere, Sabino e Sander; Júnior Tavares, Marcão (José Welison) e Thiago Neves; Toró, Marquinhos e Mikael. Técnico: Umberto Louzer.

Estádio: Beira-Rio (Porto Alegre/RS)
Horário: 20h30
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Marcelo Van Gasse e Alex Ang Ribeiro (ambos de SP)
VAR: Péricles Bassols (SP)
Transmissão: SporTV e Premiere.