Suape lança projetos para celebrar a Semana do Meio Ambiente

Viveiro florestal abastecido por energia limpa - Divulgação

O Complexo Industrial Portuário de Suape vai celebrar, desta segunda-feira (31) até o dia 11 de junho, a Semana do Meio Ambiente. A programação conta com anúncio de reflorestamento de uma área degradada de 61 hectares e lançamento do selo Amigo dos Oceanos, além de palestras virtuais sobre temas diversos. Os eventos reforçam o compromisso da empresa com a sustentabilidade, que tem 59% do seu território de 13,5 mil hectares voltado para a preservação ecológica. 

A abertura da programação ocorrerá na manhã de segunda (31), com a inauguração do novo sistema de energia do viveiro, viabilizado com a instalação de 22 placas fotovoltaicas no telhado do prédio onde é desenvolvido o projeto de pedagogia ambiental. A sementeira de Suape funciona numa área de 1,7 hectare, às margens da rodovia PE-60, e tem capacidade para produzir 450 mil mudas de 78 espécies da Mata Atlântica por ano, garantindo as ações de reflorestamento no território do complexo.

Já na terça-feira (1), será dada a ordem de serviço para que o Viveiro Florestal conquiste duas importantes certificações: ISO 14001 e NBR 16001 (Sustentabilidade Ambiental da Mata Nativa e Social com a Comunidade Anexa ao Viveiro). A primeira é específica aos requisitos mínimos relativos ao sistema de gestão ambiental e tem foco na redução do consumo de recursos e no ganho econômico com o uso da energia solar. Já a segunda estabelece critérios para gestão da responsabilidade social.

Nos dias 2 e 3 de junho, respectivamente, representantes de Suape participarão do plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, doadas pela empresa às Prefeituras de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho. As áreas beneficiadas foram indicadas pelas gestões municipais. 

Na sexta-feira, na véspera do Dia Internacional do Meio Ambiente (5), a empresa portuária dará início a mais uma importante etapa do plano de reflorestamento da Zona de Preservação Ecológica de Suape (ZPEC), beneficiando uma área de 61 hectares. Nessa etapa, está previsto o plantio de 71 mil mudas. Na ocasião, será anunciada a conclusão, até o fim de junho, da restauração de outros 200 hectares da ZPEC, onde foram utilizados mais de 300 mil mudas de espécies da Mata Atlântica.

Selo Amigo do Oceano
O lançamento do selo Amigo dos Oceanos, que acontecerá de forma virtual no dia 7, é um dos pontos altos da programação, que também homenageia o Dia do Oceano, na terça-feira (8). A iniciativa tem por objetivo incentivar as boas práticas ambientais por parte dos terminais arrendatários do Porto Organizado. No total, serão avaliados 22 critérios que contemplam a gestão ambiental portuária, incluindo o uso de água e energia e práticas de combate ao lixo no mar.

Ao longo desse mês, os terminais serão formalmente convidados pelo diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, a pleitear a certificação de sustentabilidade de suas operações. “O selo digital, com validade de um ano, será concedido aos terminais comprometidos com os cuidados com o ecossistema marinho e estuarino e com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, aprovada pela assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015”, disse Gusmão.

Palestras
Para os colaboradores e convidados de Suape, haverá várias palestras on-line. O primeiro encontro virtual acontecerá no dia 4, no horário da tarde, e terá como tema “10 anos do Pacto Mata Atlântica em Suape”, contando com a participação de Severino Ribeiro, coordenador técnico do Centro de Pesquisa Ambiental do Nordeste e professor da University of  British Columbia , no Canadá.

A segunda palestra ocorrerá no Dia dos Oceanos (8), com o tema “Cultura Oceânica e o Trabalho Portuário”, com a professora Mônica Ferreira da Costa, doutora em ciência ambiental pela University of East Anglia Norwic, no Reino Unido. 

No dia 10, o professor e pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Fábio Hazin apresentará aos colaboradores o projeto Megamar. “Essa iniciativa é uma parceria com o Porto de Suape e contempla, entre outras atividades, educação ambiental e pesquisas sobre a megafauna marinha”, destaca o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da empresa, Carlos Cavalcanti. Ele acrescenta que os estudos terão duração de dois anos.

A Semana do Meio Ambiente será encerrada no dia 11, com a assinatura de um protocolo de intenção do Programa Suape Sustentável entre a UFRPE e a estatal portuária.