Prevenção

Recife e Olinda abrem mais de 2 mil vagas para mamógrafos móveis em junho; veja calendários

Nas duas cidades, os documentos necessários são documento de identificação com foto, comprovante de residência e cartão do SUS

Mamógrafo móvel da Prefeitura do Recife - Ikamahã/Sesau/PCR

As cidades de Olinda e Recife iniciam, nesta terça-feira (1º), exames gratuitos de mamografia em suas unidades móveis ao longo do mês de junho. As secretarias de Saúde dos dois municípios ofertam mais de 2 mil vagas - sendo mais de 1 mil em cada [veja calendários no final do texto].

No Recife, o mamógrafo móvel irá percorrer 19 pontos da cidade para atender mulheres de 50 a 69 anos, com 1.140 vagas. 

Os agendamentos na capital pernambucana possuem limite de 60 vagas, podendo ser feitos de segunda a sexta, sendo 30 pela manhã, das 8h às 12h, e outras 30 à tarde, das 13h30 às 17h.

Em Olinda, serão distribuídas nos dias de atendimento 80 senhas, sendo 40 pela manhã e as demais 40 à tarde.

Nas duas cidades, os documentos necessários são documento de identificação com foto, comprovante de residência (apenas para moradoras de Olinda ou do Recife) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como identificar
As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. 

Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo), saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, adotar hábitos saudáveis, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.

Calendário Recife

Calendário Olinda

Escreva a legenda aqui