Europa

Espanha libera funcionamento de boates até as 3h em regiões autorizadas

As boates pararam de funcionar no país em agosto de 2020, antes da nova onda da pandemia

Regiões registraram menos de 50 casos de Covid a cada 100 mil pessoas nos últimos 14 dias - AFP

A Espanha irá autorizar as casas noturnas localizadas em regiões com baixa incidência de Covid-19 a funcionar até as 3h, anunciou nesta quarta-feira a ministra da Saúde, Carolina Darias.

As boates pararam de funcionar na Espanha em agosto de 2020, antes da nova onda da pandemia. O estado de emergência foi levantado no país em novembro, e os governos regionais anunciaram diferentes políticas de tolerância em relação à vida noturna.

As regiões que registraram menos de 50 casos de Covid a cada 100 mil pessoas nos últimos 14 dias poderão abrir suas casas noturnas até as 3h, informou a ministra. "Vamos retornar aos poucos à normalidade. Temos que ser capazes de aprender com as lições", declarou, após se reunir em Pamplona com os conselheiros de Saúde das comunidades autônomas.

Carolina anunciou que cerca de 20% da população espanhola foi totalmente vacinada, e o objetivo do governo é chegar a 70% até o fim do verão local. O índice de infectados caiu para 118,5 casos a cada 100.000 habitantes, quase a metade do registrado no fim de abril.

Apenas as Ilhas Baleares (que incluem Ibiza), a região litorânea de Valencia e a cidade de Ceuta registram menos de 50 infectados a cada 100 mil pessoas, critério para a reabertura das boates.