Olimpíada

Conquista histórica de Yane Marques em Londres é tema do quadro "Minha Medalha", da Globo

Episódio relembra inédita medalha de bronze da pernambucana nos Jogos Olímpicos de Londres

Episódio aborda a primeira e única medalha do país no pentatlo moderno, conquistada por Yane - Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

A pernambucana Yane Marques será a personagem deste sábado do quadro “Minha Medalha”, da Globo. O episódio que vai ao ar no intervalo da novela 'Império' e no dia seguinte, em uma versão estendida, no ‘Esporte Espetacular’, relembra a conquista da medalha de bronze de Yane Marques nos Jogos Olímpicos de Londres, a primeira e única da história do país no pentatlo moderno. 

“Em Londres, eu era uma das pessoas com chances reais de subir no pódio. Foi o último dia da Olimpíada, Dia dos Pais, última medalha, mas foi inesquecível. Aconteceu exatamente da forma que eu sonhava. As pessoas sempre me perguntam qual é a sensação de ganhar uma medalha olímpica. Não dá para descrever, você tem de viver”, afirma Yane Marques.

Natural de Afogados da Ingazeira, Sertão de Pernambuco, Yane também participou das Olimpíadas de 2008 (Pequim) e 2016 (Rio de Janeiro) e é bicampeão dos Jogos Pan-Americanos (2007 e 2015). Atualmente, ela é a presidente da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Programação na TV

A partir do dia 23 de julho, quando começa o evento, a TV Globo, detentora dos direitos de transmissão das Olimpíadas de Tóquio, terá mais de 200 horas de transmissões ao vivo, com foco nas provas que envolvam atletas brasileiros e as grandes decisões, além das cerimônias de abertura e encerramento. O SporTV terá quatro canais com programação especial e mais 45 sinais com competições ao vivo.