Futebol

Em retorno ao Arruda, Leston Júnior destaca gratidão por Santa Cruz e torcida

Treinador atualmente comanda o Floresta, atual vice-campeão da Série D; Equipes se enfrentam no sábado (5), no Arruda, pela segunda rodada da Série C

Leston Júnior, treinador do Floresta-CE - Ronaldo Oliveira/ASCOM Floresta EC

A segunda rodada da Série C 2021, entre Santa Cruz e Floresta, marca o reencontro entre o clube tricolor e o treinador Leston Júnior após quase dois anos de sua saída. Em entrevista à Folha de Pernambuco, o agora comandante técnico da equipe cearense falou sobre o bom sentimento que guarda do período de oito meses no Arruda. A partida acontece neste sábado (5), às 17h, no Arruda.  

Leston chegou ao Santa Cruz para a temporada 2019, credenciado pelo acesso à Série B com o Tupi-MG, em 2015, e pela boa campanha com o Botafogo-PB, em 2018, conquistando o título estadual, mas batendo na trave na busca pelo acesso. 

A passagem de Leston pelo Tricolor ficou marcada pelas campanhas no Nordestão e na Copa do Brasil. Na competição regional, chegou às semifinais, caindo diante do campeão Fortaleza. Na copa nacional, chegou à quarta fase, após eliminar Sinop-MT, ABC e Náutico, sendo desclassificado nos pênaltis pelo Fluminense, no Arruda, após empatar no placar agregado em 2 a 2. Ao todo, em sua passagem pelo Arruda, foram 30 jogos, com 11 vitórias, 11 empates e oito derrotas. 

O treinador falou sobre o sentimento que guarda de sua passagem pelo Santa Cruz, mas desvalorizou a possibilidade do encontro entre as duas equipes ser "Leston contra o Santa Cruz". Leston afirmou ter carinho, respeito e admiração pelo clube e pela torcida, destacando a forma que foi tratado. 

"Primeiro, temos que conseguir isolar essa coisa do 'Leston contra o Santa Cruz', porque a partida é do Floresta contra o Santa Cruz. Sempre evidenciando que o confronto será entre dois clubes. É um sentimento primeiro de gratidão, com o torcedor tricolor, pelo carinho, respeito, pela forma como sempre fui tratado e esse carinho será eterno. Obviamente é uma alegria grande poder voltar ao Arruda, para fazer um jogo de futebol contra um dos grandes do futebol brasileiro, clube no qual eu tenho muito respeito", afirmou. 

Ainda sobre sua volta ao Arruda, Leston afirmou que será "motivo de alegria" e lamentou a ausência do público no estádio. No entanto, o treinador destacou que, dentro do campo, a postura será para buscar o resultado positivo diante do antigo clube. 

"Voltar ao Arruda, para mim, é um motivo de alegria, afinal de contas, deixei grandes amigos. É uma pena que, em função da pandemia, não teremos a presença de público, que seria algo a abrilhantar o espetáculo. Mas só de voltar é algo que me deixa bastante feliz. Claro que quando o árbitro apitar o início do jogo vamos procurar fazer o melhor para que a gente consiga o resultado. Mas sem dúvida, vai ser uma experiência muito legal", destacou.

A passagem de Leston pelo Floresta-CE iniciou em fevereiro de 2020, quando assumiu o clube recém-rebaixado no Campeonato Cearense e visava a disputa da Série D do mesmo ano. Na competição, a equipe conseguiu a classificação para a segunda fase e, no mata-mata, deixou para trás Itabaiana, Juventude-MA, América-RN e Grêmio Novorizontino, conquistando o acesso para a Série C. A derrota na final para o Mirassol não tirou o brilho da campanha do Lobo da Manoel Sátiro.

Perguntado sobre o momento que vive na equipe cearense, o treinador destacou a importância de poder dar continuidade ao trabalho realizado em 2020 e comparou com o acesso que conquistou com o Tupi, em 2015, onde não ficou para a disputa da Série B, em 2016.

"A gente vive um momento muito especial, que é poder, hoje, usufruir dos resultados daquilo que conquistamos na temporada passada. Quando eu consegui meu acesso da Série C para a B com o Tupi, não fiquei para o ano seguinte e acabei não vivendo o lado melhor da conquista, que era poder jogar a divisão acima. No ano passado, após o nosso acesso, um dos motivos que me fez renovar foi poder me beneficiar daquilo que tínhamos conquistado, com tanta dificuldade e trabalho. Me sinto feliz e ambientado em um clube onde tenho boas condições de trabalho e tranquilidade para trabalhar", comentou.

Apesar da campanha bem-sucedida de 2020 na Série D, o Floresta precisou encarar a consequência do rebaixamento estadual. Sem calendário no início de temporada, a equipe realizou apenas alguns amistosos até a primeira partida oficial, já pela Série C, no último sábado (29), diante da Jacuipense, vencendo por 2 a 0. Para Leston, essa dificuldade ainda será visível nos próximos jogos e a parte física dos atletas vem sendo trabalhada para evitar desgaste na competição. 

"Na verdade, isso é um dificultador que temos nesse início de competição. Afinal, temos apenas um jogo na temporada 2021, que foi o do último sábado, contra a Jacuipense. Nós temos a consciência de que nesses primeiros três, quatro jogos, a gente tende a sofrer um pouco mais em relação a ritmo, mas temos feito uma preparação que nos condiciona, senão para estar pronto para a competição, mas preparados para fazer bons jogos nesse início de campeonato", destacou.

A equipe cearense chega ao Arruda já com uma vitória na bagagem, situação oposta ao adversário deste sábado. Questionado se o clube almeja uma temporada parecida com a de 2020, pensando em acesso, o treinador considera "muito longe" e prefere "viver cada dia de uma vez". 

"Como profissional, eu vivo de conquistar. Temos esse desejo de trabalhar para ser merecedor, para que a gente conquiste, quem sabe, mais um acesso com o Floresta. Seria algo fantástico. Mas precisamos viver cada dia de uma vez, estamos muito longe para pensar em um acesso, precisamos pensar em fazer um grande jogo em Recife e conquistar o resultado positivo, se formos merecedores", concluiu.