Site disponibiliza mapa com senhas de wi-fi em aeroportos pelo mundo
Blogueiro de viagens disponibilizou, em seu site FoxNomad, um mapa interativo com essas informações
Em tempos nos quais smartphones se tornaram grandes aliados de viagens, as conexões wi-fi em aeroportos são essenciais para muitos passageiros -seja como uma forma de ter o que fazer enquanto o embarque não começa, seja para consultar algo com urgência ao sair do avião.
Como nem sempre é fácil obter a conexão (muitas vezes é preciso se cadastrar, possuir uma senha específica ou até um número de telefone local), um blogueiro de viagens de origem turca decidiu pedir ajuda a seus leitores e, meses atrás, montou um banco de senhas de redes wi-fi de aeroportos pelo mundo.
Na semana passada, Anil Polat melhorou o sistema e disponibilizou, em seu site FoxNomad, um mapa interativo com essas informações.
Ao clicar no avião azul correspondente a um aeroporto, o internauta recebe informações de onde está a melhor conexão de internet sem fio naquele terminal, com a respectiva senha -quando uma for exigida.
Em Guarulhos, por exemplo, único aeroporto brasileiro com informações disponíveis, a sugestão do blogueiro é ir ao lounge da American Airlines. Nos três de Nova York (JFK, Newark e LaGuardia), o usuário fica sabendo a senha do Delta Sky Club, da companhia de mesmo nome.
Alguns terminais guardam instruções precisas e curiosas: no de Lima (Peru), a informação é de que há internet grátis para clientes da Starbucks no segundo andar; no de Adis Abeba, na Etiópia, o melhor é "encontrar o London Bar"; em Amsterdã, a instrução é se sentar ao lado do lounge da KLM.
São mais de 130 aeroportos já listados no mapa. Alguns bem populares, como os de Paris e de Lisboa, não estão relacionados.
Para momentos em que o turista não encontrar a conexão, vale dizer que é possível baixar o mapa, feito no Google Maps, em uma versão off-line ou no aplicativo criado por Polat, chamado de WiFox (disponível para iOS e Android).