Mercado

Vendas on-line, uma aposta para afagar corações

Com o dia dos namorados se aproximando, comércio projeta aumento de 18% no e-commerce

Otávia Góes, proprietária da Delícias da Colher, aposta nas cestas de doces para momentos mais intimistas - Ed Machado/Folha de Pernambuco

Com a proximidade do Dia dos Namorados, no próximo dia 12, os empreendedores buscam estratégias para chegar no coração do consumidor. Mas, é preciso também garantir o futuro dessa relação. A data é vista como uma boa oportunidade para aumentar às vendas e buscar uma retomada econômica. Para este ano, a principal aposta se dá ainda na venda online com produtos para o casal e até mesmo itens individuais para celebração de um encontro em casal. O que justifica essa boa expectativa de uma data com bom faturamento é a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que estima que sejam geradas vendas de R$ 1,8 bilhão no varejo, um crescimento de 29,4% em comparação com o último ano.

Outro fator que estará contribuindo para o período são as compras online. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é de que as compras online cresçam 18% em relação ao ano passado. De acordo o analista do Sebrae-PE, Vitor Abreu, o Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio do ano, o que exige dos empreendedores uma maior preparação, destacando que é preciso apostar em novos produtos ou serviços. 

“Isso já significa a necessidade de o empresário se preparar e tentar usufruir dessa data, já que as pessoas estão mais dispostas a consumir. No ano passado, naturalmente, teve uma queda, mas houve mesmo assim um grande consumo. Agora, pelo próprio contexto de estar em casa, as pessoas querem coisas diferentes, inovadoras. E aí o desafio do empresário é olhar para onde ele atua e trazer coisas diferentes que ele possa ofertar neste momento e que tenham sinergia com a data, a temática”, disse. 

Para o período que antecede a data comemorativa, o analista aconselha que a aposta no meio digital seja feita para sentir o que o público deseja, e apresentar o que está sendo vendido. “Esse momento que antecede a data, é para fazer alguns testes, sentir a aceitação, o engajamento e saber o que o meu cliente está sinalizando o que quer. E, para isso, a comunicação digital precisa ser ativada a todo vapor. Então, esse é o momento de intensificar a comunicação e as redes sociais e meios digitais. É o que a gente tem de mais assertivo, de mais preciso em termos de levar informação para o cliente certo e que o empresário não pode ficar de fora se quiser ter precisão na entrega para o cliente”, aconselhou.

“Amores que dão Boost”
Pensando em um tipo de presente diferente, atrelando o diálogo entre os casais e a quebra de tabus, a GE Beauty, firmou um collab especial com a Pantynova. A aposta das marcas é na campanha “Amores que dão Boost”, comercializando kits especiais e limitados, reforçando a importância do autocuidado para a construção da autoestima. “Somos uma marca com presença digital, que nasceu na época de inovação, a gente gosta de ter propostas diferentes. Para essa data pensamos em algo diferente, falando de autoestima no bem-estar sexual, qual a relação disso tudo. A gente foi para além do lado conceitual, fomos para o marketing digital, fazendo uma parceria com a Pantynova”, afirmou a CEO e Founder do GE Beauty, Camila Coutinho.

Segundo Camila, a expectativa para a data é positiva, já que Pernambuco é a segunda praça da marca, que aposta em produtos eróticos e outros de haircare customizável. “A expectativa é alta. O discurso sobre beleza e autoestima está elevado e a gente gosta de levar o consumidor a pensar, levando os casais a conversar sobre o assunto. Temos um mix de produtos das duas marcas com shampoos que podem ser customizados. Máscaras condicionadoras, que vêm com o booster lubrificante em gel concentrado da Pantynova”, detalhou Coutinho.

Camila Coutinho, CEO e Founder do GE Beauty, aposta em parceria com a Pantynova. Crédito: Hudson Renan/Divulgação

Cestas para manter intimismo
Outra marca que apostou no Dia dos Namorados foi a doceria Delícias de Colher. Segundo a empreendedora e proprietária, Otávia Góes, por conta da pandemia, a escolha dos produtos foi feita com base em itens onde os casais possam consumir sem precisar sair de casa para uma comemoração. “Nós pensamos em cestas, definimos três tipos diferentes e escolhemos isso por ser algo mais caseiro. Esse é um momento difícil, alguns decretos fecharam setores e as pessoas estão cada vez mais reservadas, procuram um presente mais caseiro. As cestas que são desde o café da manhã ao lanche, são para que os casais possam fazer algo diferente dentro de casa”, pontuou. 

Para a data, importante no calendário do negócio, a expectativa é positiva, principalmente por conta das vendas que surgem nas redes sociais. “A expectativa é boa, as redes sociais são muito importantes para nosso negócio. Como não temos loja física, se não tivesse o Instagram seria difícil nossas vendas. A divulgação boca a boca é positiva, mas não seria o suficiente. Com a rede social, é uma forma de vendermos os nossos produtos”, comentou Otávia. 

Pandemia da Covid-19 fez com que Otávia Góes, proprietária da Delícias de Colher, apostasse em produtos mais intimistas - Crédito: Ed Machado/Folha de Pernambuco 

Roupas personalizadas
Já a Refazenda, para este período lançou uma coleção de roupas específica, como conta o diretor de soluções da Refazenda, Marcos Queiroz. Segundo ele, o objetivo é para que o casal se presenteie, ou compre uma peça para um momento especial na data comemorativa. “Independente de pandemia ou não, a gente sempre direciona uma atenção especial ao dia dos namorados, temos uma coleção focada nessa época e não foi diferente no ano passado nem nesse ano. A gente tem um slogan para essa época chamado de celebre, e sempre fazemos produtos que tenham relação com o celebrar do amor”, contou.
 

Diretor de soluções da Refazenda, Marcos Queiroz, lançou o slogan Celebre para estampar nas roupas. Crédito: Divulgação