Covid-19

Procon-PE realiza fiscalizações em mais de 90 estabelecimentos no estado

Desde o início do ano, quase mil estabelecimentos foram fiscalizados

As fiscalizações foram realizadas na Zona da Mata, no Agreste e a na Região Metropolitana do Recife (RMR) - Divulgação/Procon-PE

O Procon Pernambuco realizou, no último final de semana (5 e 6), várias fiscalizações em mais de 90 estabelecimentos, como bares, comércios e restaurantes. A ação contemplou diversas áreas do estado como Zona da Mata, Agreste e a Região Metropolitana do Recife (RMR).

Essas fiscalizações fazem parte do cumprimento do decreto do Governo de Pernambuco, da qual conta com o apoio das gestões municipais, da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, Os órgãos realizaram apenas autuações e orientações.

Um dos estabelecimentos autuados pela equipe do Procon foi o Posto Ipiranga da Avenida Bernardo Vieira de Melo, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. No sábado (5), por volta das 22 horas, os fiscais encontraram algumas irregularidades.

 

Procon-PE atua e orienta estabelecimentos no estado sobre a pandemia da Covid-19 - Divulgação/Procon-PE



No ambiente, havia pessoas no ambiente interno fora do horário de funcionamento permitido, como também diversos produtos vencidos estavam disponíveis para venda, alguns estavam sem data de fabricação e validade. Dessa forma, o estabelecimento também foi notificado pela Apevisa. 
 

Já no no bairro de Baixa Grande, em Pesqueira, no Agreste, um grupo com mais de 20 jovens jogava bola quando a equipe de fiscalização os avistou. A partida foi encerrada pelos fiscais, o grupo recebeu orientações contra o coronavírus e foi dispensado logo em seguida.

Ainda no município, os fiscais distribuíram máscaras e orientaram a população local acerca da importância do cumprimento das medidas de proteção.

Além disso, o bar e lanchonete KL, em Santa Cruz do Capibaribe, foi lavrado um auto de constatação porque funcionava com as portas entreabertas com atendimento para cerca de 7 clientes. No local, ninguém usava máscara.

Na Zona da Mata, a loja de utilidades domésticas Deo Magazine foi autuada pelo órgão por estar funcionando sem que o mesmo seja um serviço permitido durante a quarentena.

Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, as fiscalizações também são acompanhadas de orientações à população sobre a Covid-19. “Vale ressaltar que além da intensa fiscalização nos municípios pernambucanos, estamos sempre dialogando e orientando com a população geral para que não deixem de se cuidar e cuidar do próximo”, finaliza.

Balanço geral

Desde o início do ano, quase mil estabelecimentos foram fiscalizados, destes, mais de 300 foram autuados e mais de 80 interditados.