Cabo inicia vacinação de pessoas com 54 anos ou mais; novos grupos serão incluídos durante a semana
Na quarta-feira (09), a idade baixa para 53. E na quinta-feira (10), pessoas com 52 anos ou mais também poderão se vacinar
Um dia após de o Cabo de Santo Agostinho ter iniciado a imunização da população com mais de 55 anos e de profissionais que atuam nas academias da cidade, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras e Creas) e do pessoal dos conselhos tutelares, começaram a ser vacinadas, nesta terça-feira (08), as pessoas com 54 anos, além dos garis e dos motoristas que prestam serviço ao Executivo municipal.
Secretária de Saúde do Cabo, Ana Maria Albuquerque destacou que o município deve seguir avançando no plano de vacinação ao longo da semana. "Na quarta-feira (9), é a previsão de iniciar a vacinação para as pessoas com 53 anos ou mais e para os motoristas do transporte coletivo. Já na quinta-feira (10), será a vez das pessoas com 52 ou mais", detalhou Ana. "A imunização desses grupos tem acontecido e vai acontecer em nosso ponto fixo de vacinação, que é no Centro de Vacinação da Praça 9 de Julho", emendou. Há ainda outros quatros pontos de vacinação, que ficam nas escolas Manoel Davi (Ponte dos Carvalhos), Maria Thamar (Enseada dos Corais), Padre Antônio Melo (Charneca) e Prefeito Eronides (Pontezinha). Em todos os casos, é exigida a apresentação de documentos RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Não é necessário o agendamento prévio.
Aos 54 anos, a dona de casa Heldes Rocha recebeu a primeira dose da vacina. Animada, ela conta que a felicidade do momento é imensa. "O sentimento é de gratidão e esperança por dias melhores. Aguardei muito pela minha vez de receber a vacina", contou. "Até agora, não estou sentindo nenhum tipo de reação. Espero que todos possam ser vacinados o mais rápido possível, que as pessoas não tenham medo e que continuem com todos os cuidados", complementou.
Elenilton Vasconcelos, 54, é analista de laboratório e também faz parte do grupo que recebeu a dose do imunizante nesta terça-feira. "Tô muito feliz, esperei muito por esse momento. Pedia a meu filho todos os dias pra ver qual era o grupo que estava sendo vacinado, até que finalmente chegou o meu, fui um dos primeiros da fila no dia de hoje. Querendo ou não, traz um pouquinho de esperança e era o que a gente tava precisando", afirmou Elenilton.
Até o dia 07 de junho, o Cabo já havia aplicado 54.991 doses de vacinas contra a covid, 15.404 delas de D2. Segundo o informe epidemiológico (6/6), o município registra 6.710 casos, 5.661 na forma leve e 1.049 de SRAG, 446 óbitos e 4.464 pessoas recuperadas. Atualmente, 61 residentes do município estão internados, sendo 10 em leito de UTI e 51 em leito de isolamento.