Gordofobia

Gordofobia é tema de audiência pública que será realizada na quarta-feira (09), no Recife

Debate foi proposto pela vereadora Cida Pedrosa e será transmitido através do canal do Youtube da Câmara Municipal do Recife

A audiência foi requerida pela vereadora Cida Pedrosa (PC do B) - Reprodução/Vídeo

Com o objetivo de mudar a perspectiva pela qual são vistas as pessoas que estão acima do peso, a vereadora Cida Pedrosa está encabeçando uma audiência pública na Câmara Municipal do Recife na quarta (9), a partir das 15h, sobre gordofobia. O evento será transmitido pelo Youtube da Câmara.

Com a participação de representantes de entidades da sociedade civil ligadas ao tema, educadores, estudiosos e pessoas que sentem na pele a dor da discriminação, o evento vai discutir o acesso a alimentos de boa qualidade, a relação entre gordofobia e racismo, as políticas públicas para pessoas gordas e redefinição do conceito de beleza.

"Precisamos tirar a invisibilidade do tema e que não tem legislação própria. Além de tudo, a gordofobia não é considerada preconceito. Precisamos incluir, ouvir e discutir para propor minimizar o sofrimento de que enfrenta a discriminação", afirmou Cida.

Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE em outubro do ano passado, mais de 61% dos brasileiros estão acima do peso, o que torna urgente colocar essa pauta em evidência. Desde o início do mandato, a vereadora Cida Pedrosa já protocolou três projetos de lei relacionados ao tema, visando garantir os direitos desse público.

O PL0 37/2012 propõe que o município do Recife ofereça carteiras escolares adequadas para quem está acima do peso, evitando que crianças e adolescentes continuem sofrendo constrangimento num ambiente onde deveriam se sentir seguros.

O PL0 36/2001 estabelece medidas que devem ser adotadas pelos serviços de saúde para assegurar assistência adequada e acessível, livre de práticas gordofóbicas.  Os dois projetos caracterizam a pessoa gorda como alguém com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 25 (sobrepeso) e gordofobia como o preconceito, repulsa ou discriminação social, política e econômica cometidas contra a pessoa gorda.

Já o terceiro projeto de lei ordinária, o PLO 35/2021 institui o Dia Municipal de Luta contra a Gordofobia no Recife, para chamar a atenção do público para a discriminação e preconceito que essas pessoas enfrentam diariamente e reafirmar seus direitos.

“Esses projetos são fundamentais para promover a inclusão de pessoas que são negligenciadas e ignoradas. Temos uma cidade pensada e construída para pessoas magras, mas essas pessoas não são mais a maioria da população”, finalizou a vereadora.