Clubes decidem criar liga para organizar Série A; Sport é único da elite que não se posicionou
Documento será entregue para a direção da CBF em reunião nesta terça-feira (15); Leão, sem novo presidente, não assinou
Todos os clubes que disputam a Série A 2021, menos o Sport, assinaram um documento concordando em fundar uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro, torneio administrado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O pedido foi repassado à direção da entidade nesta tarde, indicando o desejo de planejar o Brasileirão de 2022. A informação é do Globo Esporte.
O Sport não assinou o documento, mas isso não significa que o clube é contra a ideia. O motivo é a saída do presidente, Milton Bivar, do cargo máximo do Executivo. O Leão ainda não definiu se fará eleições indiretas ou se reunirá os conselheiros do clube para escolher o novo mandatário.
O que o Estatuto da CBF diz sobre Ligas:
Art. 24 – É facultado à CBF, a seu exclusivo critério e nos termos do presente Estatuto, mediante decisão de sua Assembleia Geral Administrativa, admitir a vinculação de Ligas constituídas ou organizadas por entidades de prática desportiva, para fins de integração de suas competições ao calendário anual de eventos oficiais do futebol brasileiro e para seu reconhecimento ou credenciamento na estrutura ou organização desportiva de futebol, no âmbito regional, nacional ou internacional.
§ 1º – Para vinculação à CBF e para a integração de suas competições ao calendário anual oficial do futebol brasileiro, as Ligas deverão cumprir os requisitos exigidos pela CBF.
§ 2º - As Ligas, para terem sua vinculação admitida, devem submeter seus Estatutos à prévia aprovação da CBF a quem incumbe definir a competência, direitos e deveres das Ligas, em obediência ao disposto no Estatuto da FIFA.
§ 3º - As Ligas admitidas estarão obrigadas a respeitar o calendário anual do futebol brasileiro, além de subordinarem-se aos Estatutos, normas, regulamentos e decisões da FIFA, da CONMEBOL e da CBF.
§ 4º - As Ligas eventualmente criadas sem observância deste artigo não serão reconhecidas para todos e quaisquer efeitos jurídicos e desportivos como integrantes do sistema da FIFA, da CONMEBOL, da CBF e das Federações filiadas.
Como assinar DAZN
O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante da basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.