Pernambuco aguarda lote da CoronaVac e fará mobilização para segunda dose em atraso
Serão entregues 65 mil doses do imunizante produzido pelo Butantan
Pernambuco aguarda, entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira (18), a chegada de dois novos lotes de vacinas contra a Covid-19, sendo 97 mil da Pfizer/BioNTech e 65 mil da CoronaVac/Butantan.
Com essa remessa da CoronaVac/Butantan, a expectativa é zerar o déficit de segundas doses pendentes no Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foi combinada uma mobilização especial com os municípios que têm residentes a complementar o esquema vacinal com esse imunizante.
Esse acerto aconteceu durante uma reunião entre o Estado e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), nesta quinta (17). No total, 73 municípios estão no aguardo dessas doses, sendo Jaboatão dos Guararapes, Petrolina e Paulista os com maior déficit.
Ao todo, foram solicitadas 49.250 doses extras para serem usadas como reforço por esses 73 municípios. Ou seja, com a remessa de 65 mil que chegará, serão sanadas todas as solicitações pendentes. O saldo restante será destinado ao estoque estratégico do PNI-PE, para ajustes futuros que possam surgir.
Além da aplicação das doses em atraso da CoronaVac, a orientação para os municípios é fazer uma convocação também para as pessoas que ainda não fizeram o reforço com a segunda dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, que tem intervalo sugerido de três meses após a primeira aplicação.
"Gostaria de destacar, mais uma vez, que o atraso na segunda dose não tira a validade da primeira. E é essencial completar o esquema vacinal com a segunda dose para se proteger. Por isso, aproveite a mobilização dos municípios neste final de semana", frisou o titular da SES-PE, André Longo.
Cada município é responsável por organizar o processo de vacinação, portanto, as pessoas que têm doses de reforço a tomar devem procurar os canais oficiais de informação do local onde residem.