Plano de Convivência

Veja como foi a movimentação no primeiro dia de flexibilizações no Recife

Movimentação no Centro do Recife no primeiro dia de flexibilização das restrições - - Foto: Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco

Pernambuco entrou, nesta segunda-feira (21), em uma nova fase do Plano de Convivência com a Covid-19 estabelecido pelo Governo do Estado. Com mais flexibilizações, a etapa prevê a ampliação do horário de funcionamento de boa parte das atividades comerciais, como shoppings centers, academias e serviços de alimentação, para até as 22h nos dias de semana e 21h aos sábados, domingos e feriados. As novas regras valem para cidades da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e parte do Sertão, e seguem, a princípio, até o próximo dia 4 de julho.

De acordo com o governo, a melhora nos indicadores de saúde em Pernambuco permitiu a diminuição das restrições. Na semana passada, o Estado zerou a fila de espera por leitos de UTI pela primeira vez em quatro meses. Nesta segunda, a taxa de ocupação ficou em 83% na rede pública hospitalar.

Movimentação no Recife 
Muitos consumidores aproveitaram o primeiro dia da nova fase para irem às ruas do centro do Recife, onde o comércio varejista pode funcionar, a partir de agora, das 8h às 20h de segunda a sexta e das e 9h às 19h nos fins de semana e feriados. A maioria das pessoas fazia uso da máscara mas em algumas situações não respeitavam o distanciamento social indicado para a pandemia.

No Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), a movimentação foi intensificada especialmente devido à procura por milho, matéria prima das comidas típicas de São João, celebrado nesta quinta. O comerciante Manoel Severino Xavier está confiante com as vendas: “O freguês chegando aqui encontra milho de todo preço e a qualidade é boa de verdade.  Estamos vendendo muito”, disse.

Fornecedor do alimento, Elias dos Santos comprou o milho nos municípios de Tracunhaém e Condado para revender no Recife. “O movimento foi excelente. A demanda passou da expectativa”, contou. Isabel Vicente foi uma das clientes que garantiu a compra nesta segunda: “O preço está o mesmo [do ano passado] mas a qualidade está bem melhor. Está bom para fazer a canjica, a pamonha”. 

Nas praias do Recife, o movimento mostrou-se tranquilo. Pela nova etapa, a regulamentação e fiscalização da faixa de areia, ciclofaixas, calçadões e comércio serão definidas por cada município.

Dados da Covid-19
A Secretaria Estadual de Saúde registrou, nas últimas 24 horas, 805 casos da Covid-19 e 27 novos óbitos em Pernambuco. Agora, o Estado totaliza 537.476 casos confirmados da doença e 17.281 mortes. O boletim registra, ainda, um total de 451.374 pacientes recuperados e 3.849.691 doses da vacina aplicadas.

Veja registros desta segunda (21) na galeria abaixo: